Um dos principais erros na gestão de lojas virtuais está no planejamento. O empresariado brasileiro ainda não se acostumou a planejar.
Isso no mundo virtual, como no físico, tem se revelado um erro crucial, especialmente para as pequenas e médias empresas.
Algumas pesquisas revelam que dados de entidades que acompanham o setor revelam que aproximadamente 60% das lojas abertas na internet não chegam a atingir um ano de vida.
Isso acontece, principalmente, porque os microempresários lançam as suas operações virtuais sem conhecer as peculiaridades desse segmento e sem uma estratégia que atenda às expectativas desse perfil de cliente.
Para Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, empresa de informações de comércio eletrônico afirma que “Este é um padrão de comportamento similar ao do mundo real. As empresas de menor porte entram despreparadas no mercado eletrônico e acabam sucumbindo”.
O ambiente do e-commerce é diferente
Estima-se que existam pelo menos 60 mil micro e pequenas empresas em operação no e-commerce brasileiro, sendo 5 mil formalmente estabelecidas. A briga é contra gigantes. Há uma concentração dos grandes grupos no País na web, com 50 empresas abocanhando 90% do faturamento geral.
“Quando abre uma loja no seu bairro, o empresário pelo menos tem alguma noção do que as pessoas esperam. Já na internet é tudo maior e qualquer estratégia errada de preço ou posicionamento pode ser fatal”, observa o diretor-executivo da Câmara e-net, Gerson Rolim.
Além disso, dependendo do perfil da operação convencional que possui, o microempresário não está acostumado a se preocupar com questões como marketing, logística confiável e formas de pagamento, estratégias que não podem faltar no mundo online.
Se uma loja virtual não oferece, por exemplo, a opção de pagamento através do cartão de crédito, perde praticamente 80% dos consumidores, já que esta é a modalidade mais usada pelos usuários.
Planejamento é essencial
Para ter sucesso, antes de começar uma operação online, é preciso montar um plano de negócios. A partir desse estudo, o gestor vai investigar e entender previamente o mercado no qual vai atuar, onde encontrará o seu público, o produto que irá vender e os investimentos necessários.
“Comércio eletrônico não é videogame. É uma iniciativa empresarial que exige investimentos e muita atenção”, alerta o consultor em e-commerce e diretor do Curso de E-commerce, Alberto Valle, acrescentando que uma loja virtual não se vende e não se administra sozinha.
Uma loja virtual de pequeno porte pode ser montada com investimentos a partir de R$ 10 mil, o que atende às necessidades iniciais de tecnologia, com a escolha de uma plataforma para a venda de produtos e ações iniciais de divulgação.
Em relação a posicionamento estratégico de mercado, uma boa recomendação é ficar longe de mercados dominados por grande operações de e-commerce como Extra, Lojas Americanas, Submarino e outras deste porte.
“É importante escolher um nicho. Se a ideia criar um e-commerce de livros, então se especialize em livros sobre petróleo e gás ou especializados em culinária”, exemplifica Alberto Valle. Isso é importante porque as lojas de menor porte não conseguem competir com as grandes no frete oferecido.
Principais erros cometidos no gerenciamento de lojas virtuais
Veja na lista abaixo, uma coletânea dos principais erros cometidos na gestão de um e-commerce. São posicionamentos que por muitas vezes parecem básicos, mas podem ser os responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um projeto de e-commerce.
Falta de planejamento estratégico
O planejamento no e-commerce é fundamental, independentemente do porte do negócio. Muitos empreendedores subestimam a complexidade do comércio eletrônico, suas ferramentas e rotinas. Isso se reflete em um aumento de custos operacionais com redução de margens de lucro e consequente perda de competitividade.
Falta de foco no projeto
Um erro muito comum entre os novos empreendedores do e-commerce é abrir uma loja virtual para vender de tudo. Isso não funciona para o pequeno e médio empresário. A tendência do mercado virtual é cada vez mais se concentrar em nichos de mercado e conseguir excelência nesses segmentos. A competição com as grandes redes é inviável.
Improviso na modelagem do negócio
Ótimos projetos de e-commerce podem fracassar em função da escolha errada da plataforma de comércio eletrônico. Outro erro é optar por uma solução improvisada de serviço de otimização para ferramentas de busca.
Falta de mão de obra não qualificada
Não dá para negligenciar a qualidade da mão de obra envolvida no gerenciamento de uma loja virtual. Administrar um e-commerce requer mais que conhecimento sobre navegação na internet ou paixão pelo mundo online. O gerenciamento e a manutenção de uma loja virtual exigem conhecimento em diversas áreas como marketing digital, otimização para ferramentas de busca e monitoramento de tráfego.
Marketing deficiente
No e-commerce, como em qualquer outro negócio online, a divulgação de uma empresa na Internet é fundamental para o sucesso do negócio. Um dos grandes erros na gestão de lojas virtuais e subestimar esse fator. Ter boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores, campanhas em sites de comparação de preços e presença atuante nas redes sociais são hoje em dia instrumentos decisivos para o sucesso de um negócio online.
Fraudes nos meios de pagamentos online
Ter uma boa estrutura no que diz respeito às formas de pagamento online, principalmente no caso de cartões de crédito, é indispensável para qualquer lojista virtual. Contar com bons sistemas de pagamento online, ágeis e seguros é fundamental para garantir a sobrevivência financeira do negócio.
Falta de monitoramento
Outro erro bem comum na gestão do e-commerce é não ter um monitoramento eficiente. Toda loja virtual precisa ter seus dados constantemente monitorados para que a administração possa saber o que realmente está acontecendo no negócio. Não se trata somente de saber quantas pessoas visitaram a loja, mas sim, identificar o comportamento destes visitantes.
Os erros na gestão de lojas virtuais são fáceis de serem identificados e mais fáceis ainda de serem sanados, por isso, é bom estar sempre fazendo uma análise do seu negócio para não incorrer nestes erros.
Fonte: Guia de E-Commerce