Não importa o seu tamanho, as práticas de governança corporativa devem existir, segundo IBGC
Para ter vida longa as empresas precisam adotar as boas práticas de governança corporativa. Essa é a opinião de Heloisa Bedicks, Superintendente Geral do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Os princípios da governança corporativa são: transparência, responsabilidade corporativa, equidade e prestação de contas.
Segundo a especialista, a governança envolve toda a parte social e de sustentabilidade da organização. Além disso, todos os acionistas e cotistas (em caso de empresas de capital aberto) devem ser tratados de forma igualitária. “Existem muitos estudos que comprovam que as práticas de governança agregam valor aos acionistas e assim eles se sentem mais seguros ao investir na empresa”, afirma Heloisa.
“A empresa dever estar sempre prestando contas: para os seus acionistas, seus funcionários, governo, para o em torno e seus stakeholders de uma forma geral”, completa a especialista.
Contudo, a governança é uma jornada que deve ser adotada por todos os tamanhos e formatos de empresas, inclusive de pequeno porte e de gestão familiar. Segundo Heloisa, para começar, é possível adotar apenas algumas práticas e as outras surgem com o tempo. “A empresa que começa suas atividades com boas práticas de governança tem muito mais chance de se perpetuar no mercado”, explica. “Sempre existe espaço para melhorar a governança”, conclui.
Fonte: Portal NoVarejo