Os supermercados, shopping centers e as lojas virtuais foram os locais em que as compras compulsivas mais ocorreram, com 30%, 20% e 17%, respectivamente
Muita gente hoje em dia tem o hábito de comprar por impulso e acaba comprando coisas desnecessárias e que muitas vezes nem vão ser usadas para valer. Uma pesquisa realizada nacionalmente pelo SPC Brasil e pelo portal “Meu Bolso Feliz” mostrou que, nos últimos três meses, cinco de cada dez brasileiros fizeram compras por impulso (53%). O percentual chega a 57% entre as mulheres.
Por um lado, somos bombardeados por propagandas e promoções o tempo todo. Por outro, somos uma presa fácil que pode se arrepender a todo instante por literalmente “torrar” o dinheiro com o que não vale a pena.
Sonhamos em passar o Carnaval em Salvador, mas não conseguimos deixar de comprar sapatos. Pensamos em poupar para comprar a casa própria, mas somos incapazes de deixar de tomar um cafezinho diariamente na padaria.
O estudo mostra que o que mais motiva os consumidores a comprar sem planejamento prévio é a conhecida e famosa “promoção”, com 51% do total. O número é ainda maior quando considerada a parcela feminina e a classe C dos entrevistados, com respectivamente 61% e 55%.
Os supermercados, shopping centers e as lojas virtuais foram os locais em que as compras compulsivas mais ocorreram, com 30%, 20% e 17%, respectivamente. Uma explicação para os números decorre do fato de estes estabelecimentos oferecerem cada vez mais uma maior gama de variedade de produtos, estimulando com isso o descontrole de gastos por parte dos clientes quando visitam esses lugares.
PARA CADA ESCOLHA, UMA RENÚNCIA
É importante termos sempre em mente uma meta. Isso faz com que foquemos melhor nossos objetivos e priorizemos de forma mais eficaz aquilo que realmente é importante. Mas não podemos esquecer que, para cada escolha, uma renúncia.
Uma dica muito boa é usar a técnica da “voltinha”. É simples. Em vez de comprar de imediato um produto ou serviço que parece irresistível inicialmente, que tal fazer uma caminhada para pensar com mais calma e tomar uma decisão mais racional?
Por exemplo, se você está numa loja, peça um tempo para pensar e saia para ir a outras lojas ou quem sabe para tomar um sorvete. Se você está no shopping, que tal assistir a um filme antes de comprar aquela calça jeans? Se for o caso, saia e volte outro dia, mas sempre saia.
Nunca tome uma decisão sob o calor do momento. O tempo acalma e faz com que você analise de forma mais fria suas atitudes. O tempo é um aliado na hora de ajudar a pensar e a tomar decisões financeiras mais acertadas. Aquilo que parecia irresistível pode não ser tudo aquilo.
Fonte: Folha.com