De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no mês de maio, 56,5 milhões de brasileiros constavam no cadastro de inadimplentes. A alta dos preços verificada e sentida na economia brasileira não tem permitido até mesmo o pagamento das contas básicas e também se refletiu nas vendas a prazo: a queda no primeiro semestre foi de 2,64%.
Num momento como este, muitos consumidores têm evitado, por exemplo, comprar roupas novas. Eles estão abrindo o guarda-roupa para renovar as peças que já têm. Pelo menos, é o que vem comprovando uma rede de reparo de roupas , composta por 250 lojas que oferecem serviços de tingimento; costura; customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro, calçados e bolsas. “O serviço de tingimento registrou alta de 20% em número de peças. O de recuperação de couro, 15%”, diz Flávio Conrad, franqueador e presidente da rede. “Em algumas lojas, o aumento no faturamento dos serviços chegou a 30%”.
Para Conrad, esta deveria ser uma atitude não só motivada pelo contexto econômico, mas sim, um comportamento permanente daqueles que se preocupam com o meio ambiente. “O tingimento de uma calça jeans, por exemplo, usa apenas 70 litros de água em média. A fabricação de uma nova calça requer 1840 litros”, ilustra. “Além disso, toda água utilizada nos processos de tingimento da nossa rede é tratada, decantada e limpa, eliminando a ação de agentes poluentes no ecossistema.
Os resíduos do tratamento são coletados e depositados em local apropriado por uma empresa especializada em resíduos industriais. Assim, além de economizar água, o processo não agride o meio ambiente”.
E, ao contrário do que as pessoas pensam, renovar uma peça que já está no armário não significa distanciar-se da moda. “A cada estação, a rede lança novas cores de tingimento e efeitos especiais seguindo as tendências da indústria da moda. E, com a customização, cada cliente diz às profissionais da ‘rede’ o que deseja. Com isto, cria até modelos exclusivos e totalmente adequados ao seu corpo e estilo de vida”, completa o franqueador.
Fonte: Investimentos e Notícias