O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irá oferecer 27 mil vagas de cursos de capacitação na Bahia voltados aos micro e pequenos empreendedores, a fim de prepará-los para o dia 5 de outubro, quando acontece, em todo país, o Movimento Compre do Pequeno Negócio.
A iniciativa foi lançada ontem, na Sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e deve engajar cerca de 600 mil empreendimentos com este perfil, como assegurou o superintendente do Sebrae na Bahia, Adhvan Furtado. A ideia é usar a força do pequeno negócio para reverter os efeitos da crise, que têm afetado com força, sobretudo, o varejo e a indústria.
“É um momento de crise, mas também de oportunidade, e o pequeno negócio tem uma capacidade maior para driblar a crise e oxigenar a economia, o que deve atingir também outros setores”. Em território baiano, o número de microempreendedores individuais chega a 328.693 mil e já ultrapassa o total de empresas de micro e pequeno portes com 278.292 mil.
Para o presidente da Fieb, Antônio Ricardo Alban, o pequeno negócio pode ser uma alternativa para estimular o consumo, em meio à retração do poder de compra do trabalhador. “Nós temos que estimular o consumo e fazer a riqueza circular para que a economia cresça e se diversifique, e o pequeno negócio tem um papel muito importante nesta cadeia”.
No dia 5 de outubro, todos os empreendimentos que aderirem ao movimento estarão identificados com um adesivo. Os treinamentos irão capacitar o empreendedor em temas como controle de custos, atendimento ao cliente, inovação, designer, produtos e gestão.
A capacitação acontecerá nas unidades do Sebrae entre os dias 21 e 26 de setembro. As inscrições já podem ser feitas na Central de Atendimento da instituição, pelo telefone 0800 570 0800. Mais informações em www.compredopequeno.com.br.
Fonte: Correio* 24 horas