Aposentadoria faz bem à saúde, diz estudo

25 de agosto de 2015

Pesquisa da Universidade de Oxford revela que aposentados vão 25% menos ao médico

aposentadoria _bemviver.meGrande parte das pessoas aguarda ansiosa o momento de se aposentar, e um estudo da Universidade de Oxford revela mais um motivo para aumentar as expectativas: parar de trabalhar é bom para a saúde. Segundo a pesquisa do economista da saúde, Peter Eibich, os aposentados costumam usar o tempo live de maneira ativa, o que faz com que fiquem mais saudáveis.

O resultado do estilo de vida mais saudável é um índice 25% menor de consultas médicas em comparação com pessoas da mesma idade que ainda trabalham. O cientista afirma que durante a aposentadoria, as pessoas tendem a classificar mais sua saúde como “satisfatória” e a ter uma melhora na saúde mental.

O aspecto estaria relacionado ao fato de dormirem em média 40 minutos a mais e de se exercitarem regularmente (os aposentados são, em média, 10% mais propensos a praticar exercícios). A redução do estresse relacionado ao trabalho também é um fator importante.

“A aposentadoria aumenta o tempo empregado em tarefas domésticas e jardinagem. Essas atividades existem um esforço físico e podem ocasionar uma melhora na saúde, proporcionando atividade física para além da prática de esportes”, afirma Eibich.

A pesquisa foi feita com base em dados de mais de 10 mil famílias identificadas identificadas no Painel Socioeconômico Alemão e será apresentado no congresso anual da Associação Econômica Europeia.

Fonte: O Globo online