Câmara promove audiência para discutir poluição sonora

10 de setembro de 2015

decibelimetroAcontece nesta quinta-feira (10), às 14h30, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) uma audiência pública para discutir o tema da poluição sonora no município. A questão já vem sendo debatida internamente por meio de um grupo de trabalho multidisciplinar.

Poluição sonora – A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer em curto prazo, outros levam anos para serem notados.

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas. Em Vitória da Conquista, são recorrentes as reclamações de barulho causadas por carros de som, bares, festas, casas de show etc.

Fonte: Ascom-Câmara