Para evitar que o desemprego bata à sua porta, a solução é trabalhar para ser um profissional cada vez melhor, potencializando qualidades e reavaliando posturas que podem comprometer seu desempenho. Afinal, boas oportunidades aparecem para quem tem vontade de crescer, é proativo e se esforça para aprender.
Além desse comprometimento, no entanto, é preciso saber mostrar a colegas e gestores o quanto vem se dedicando. “Muitos profissionais têm vergonha ou não sabem como fazer o famoso marketing pessoal. Mas, junto com garantir bons resultados, saber se promover é importantíssimo dentro da empresa”, alerta Bruno Bruhns, coach pessoal e de carreira. Veja abaixo as dicas do especialista para se destacar no trabalho e espantar o desemprego!
Pense como o dono
Pensar como o dono é ter visão. Procure enxergar o negócio da empresa como um todo. Junto a isso, fique atento às pequenas possibilidades de mudança que você pode oferecer para a empresa e que resultarão em grandes efeitos. Isso sem esquecer que você foi contratado para entregar algum tipo de resultado. Mantenha-se também focado em devolver para a empresa o investimento mensal que ela faz em você.
Comprometa-se consigo mesmo
Tenha em mente sempre os resultados que você quer para sua vida e como o trabalho contribui para isso. “Não conseguimos trazer resultado de forma excelente e permanente se não vemos sentido no que fazemos”, explica Bruno. “É fundamental ter visão e entender o seu papel no todo, entendo que o resultado para a empresa é resultado para você também. Uma baixa performance não é necessariamente culpa do gestor, mas de uma decisão pessoal em não trazer resultados para a própria vida”, complementa o coach. Portanto, dedique-se e cresça pessoalmente junto com a empresa e com a sua carreira.
Seja confiável
Aqui, a dica trata não somente de agir de forma ética, o que é fundamental para criar relações duradouras, mas também de ser um profissional no qual colegas e gestores podem confiar. “Escorregamos nesse quesito corriqueiramente. Quando nos pedem algo e dizemos, por exemplo, que vamos tentar fazer, não passamos confiança. É muito diferente de dizer ‘eu farei’. Observar a nossa fala é muito importante. Se nos comprometemos com algo, é porque vamos fazer. Se damos uma resposta é porque é a certa. Não podemos passar uma informação para frente se não temos certeza dela.“ aconselha Bruno.
Aprenda sempre!
Jamais desperdice uma oportunidade de crescer como profissional. Palestras, treinamentos, workshops… sempre que a companhia oferecer algo que puder participar, esteja lá. Um profissional que demonstra interesse e desejo de desenvolver-se mostra uma vontade de evoluir na empresa e na carreira. Quem tem vontade de aprender sempre será valorizado. Toda vivência é boa pois oferece um campo enorme de crescimento. Pense que passar por uma experiência e não tirar dela um aprendizado é jogar essa oportunidade de crescimento fora! Observe o seu dia, seus relacionamentos, a atividade que você está fazendo e pergunte-se, “como eu posso fazer isso melhor? Como eu posso melhorar o minha relação com o meu chefe e colegas?”
Invista nos relacionamentos
Procure conhecer seus colegas e gestores. Momentos de descontração, como o almoço ou o happy hour são importantes para construir laços com os profissionais ao seu redor. Lembre-se que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. “Uma ótima maneira de construir bons relacionamentos no ambiente profissional é ajudando colegas. Não se sobrecarregue ou deixe de fazer o seu trabalho, mas sempre que possível, contribua com o time”, aconselha Bruno.
Seja a solução e não o problema
Sempre que estiver diante de uma situação difícil, não seja aquele profissional que só reclama. Assuma responsabilidade, atue de forma proativa e resolva o problema. Pense em imprevistos como oportunidades para mostrar sua eficiência. Quer melhor situação para que um gestor veja o quanto você é importante para a empresa do que lidar com um problema de forma eficaz?
Fonte: meubolsofeliz