Vitória da Conquista se orgulha em ter mais de 25 km de vias cicláveis (ciclovias e ciclofaixas), no entanto, para oferecer completa estrutura, segurança e conforto para os ciclistas, a cidade também precisaria oferecer bicicletários. Diante da falta desses espaços destinados para estacionar ou guardar bicicletas é que surgiu o movimento “Cadê o bicicletário?”.
Com o objetivo de intervir e mobilizar a sociedade em torno da causa, o movimento foi criado por conquistenses que utilizam a bicicleta como meio de transporte e não conseguem estacioná-la de forma segura. “Faça um teste: Vá pedalando ao centro de Vitória da Conquista e tente encontrar um lugar que garanta a preservação da sua magrela. Então, será fácil observar quantos bancos, postes, grades e troncos fazem a vez dos bicicletários”, ressalta a nota divulgada pelo movimento em sua página no Facebook.
No último fim de semana, integrantes do movimento fizeram uma intervenção urbana em praças do município, questionando “Cadê o bicicletário?”. Segundo os organizadores, a ideia da ação é “tentar demonstrar que a cidade prioriza a instalação de estacionamentos em detrimento de praças, em seu sentido real, de bicicletários”.
O espaço público possui áreas suficientes para acomodar bicicletários em todos os pontos da cidade. Suas instalações seriam uma demonstração de respeito aos ciclistas e de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
Fonte: Blog da Resenha