Interesse dos empresários por investimentos também diminuiu
A demanda das pequenas empresas no país por empréstimo, assim como o interesse delas por investimentos, caiu em setembro, refletindo o cenário econômico adverso e as altas taxas de juros, informou nesta quarta-feira (14) a empresa de informações de crédito SPC Brasil.
No mês passado, o indicador da entidade que mede a disposição dessas companhias a tomar financiamento atingiu 11,1 pontos. Em agosto, o indicador tinha apontado 13,85 pontos.
O levantamento também apontou recuo na intenção dessas companhias de investir, com o indicador desse segmento apontando 26,6 pontos no mês passado, ante 29,6 pontos em agosto.
A pesquisa ouviu 800 empresas com até 49 empregados em todo o país. A escala vai de zero a 100, subindo quanto mais cresce a disposição do empresário tomar crédito e investir.
Segundo a economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números mostram um cenário bastante pessimista, dado contexto de recessão, juros altos e a própria debilidade financeira das próprias companhias.
“Esse quadro tem impactado na confiança dos empresários e nos planos de expansão dos negócios”, disse ela à Reuters.
A percepção de acesso mais difícil a crédito de certa forma é agravada, explica ela, porque muitas companhias buscam financiamento já para pagar dívidas.
“É uma espiral negativa; como as empresas já estão endividadas, tentam buscar novos empréstimos mais caros para pagar dívidas vencidas”, disse.
Fonte: G1 – Globo | PME – Pequenas e Médias Empresas