Ações em apoio ao Outubro Rosa serão realizadas pela Faculdade Maurício de Nassau

22 de outubro de 2015

Além de interagir com os alunos e funcionários, também será realizado um momento de relaxamento com que está em fase de tratamento

outubro-rosaEm apoio à campanha Outubro Rosa, a Faculdade Maurício de Nassau realizará ações de conscientização sobre prevenção e também apoio para quem está com câncer. A primeira será uma palestra aos estudantes e funcionários com a médica Monalisa Ferraz, mastologista da Clínica Sonnar, marcada para as 20h do dia 22 de outubro, no auditório da instituição de ensino.

Já no dia 30 de outubro será realizado, em parceria com o Instituto Embelleze, um trabalho com foco na autoestima dos pacientes que estão em fase de tratamento e são residentes na organização não governamental Casa do Amor. A ideia é oferecer procedimentos estéticos de maquiagem. Juntamente, professores e alunos do curso de Psicologia farão dinâmicas também destinadas à proximidade e elevação da estima deles. Ao todo, são 32 pessoas atendidas nessa organização que sofrem com problemas como o câncer de mama.

Segundo a professora Karina Barbosa, o trabalho será realizado com base na Teoria Gestalt e um dos recursos disponíveis é o contato. “O contato otimiza uma aproximação entre o sujeito e quem está trabalhando na intenção de minimizar os danos do sofrimento psíquico”, explica. Assim, será promovido um momento de relaxamento para os pacientes.

Dados – No país e no mundo, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres, correspondendo a 25% de novas ocorrências a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Esse número pode ser atenuado com a realização de métodos preventivos, como defende a médica Monalisa Ferraz. “Toda mulher, a partir dos 40 anos deve fazer mamografia anualmente”, lembra.

Apesar dos esforços para chamar atenção para o diagnóstico precoce, o problema é antigo. O movimento popular conhecido como Outubro Rosa, por exemplo, surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e posteriormente se estendeu para outros países. No Brasil, o apoio a este movimento começou em 2002 com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo.

Por Ascom Maurício de Nassau