Como iniciar e faturar com seu canal no YouTube

22 de outubro de 2015

No ano em que o YouTube comemora sua primeira década, muito se fala sobre a revolução que a plataforma provocou na internet e na forma de compartilhar e consumir conteúdo, principalmente nas gerações mais jovens. Mais que um meio de entretenimento, a rede social dá voz a usuários de todo o mundo, que encontram espaço para se expressarem em canais de diversos tipos e assuntos.

youtube-slimAlém disso, a comunidade de produtores de conteúdo é estimulada e recompensada por suas criações, faturando dinheiro com a publicidade atraída pelo grande número de acessos. Confira, abaixo, algumas dicas de youtubers brasileiros famosos e bem sucedidos para iniciar seu canal e entender o processo de monetização:

Como é ser um youtuber?
Quatro anos depois do primeiro vídeo do canal Eu Fico Loko, Christian Figueiredo conta com mais de 3,3 milhões de inscrições no YouTube e fala de sua experiência na plataforma. Fora da rede, seus desabafos e opiniões divertidas renderam um livro, que é como uma espécie de diário do final da adolescência.

Como começar a gravar vídeos?
Apaixonada por moda e maquiagem, Bruna Santina Martins começou a gravar tutoriais em 2010 e de lá para cá, suas páginas – NiinaSecrets e NiinaVlog -, contabilizam juntas mais 1,5 milhão de inscritos e quase 128 milhões de visualizações. No vídeo a seguir, ela fala sobre como driblar a timidez para começar a gravar e que técnicas usava quando iniciou seu trabalho.

Equipamentos para gravação
Um dos precursores dos vlogs brasileiros, PC Siqueira tornou-se conhecido por seu trabalho com o canal Mas Poxa Vida, criado em 2010, onde publica comentários críticos sobre temas da atualidade. No vídeo abaixo, ele faz um tutorial sobre gravação e fala dos equipamentos que usa para suas produções.

Como conseguir cativar a audiência?
Com a ideia de resgatar assuntos relacionados ao universo de entretenimento dos anos 80 e 90, Felipe Castanhari e Fábio Pereira criaram o Nostalgia, em 2012. Confira um breve relato da história do canal publicado para celebrar a marca de 1 milhão de inscritos. Hoje, já são mais de 3 milhões e a página é considerada líder do segmento no país.

Ganhar dinheiro
A qualidade do conteúdo é extremamente importante para a monetização do YouTube, que segue critérios e padrões específicos. Para começar a ganhar dinheiro com os vídeos na internet, confira a aula do YouTube Creator Camp Brasil, programa desenvolvido pelo canal oficial da plataforma para produtores brasileiros com objetivo de trocar experiências e proporcionar aprendizado.

O que fazer com o dinheiro?
Outro pioneiro dos vlogs é Felipe Neto, que criou em 2010 o Não Faz Sentido, primeiro canal de língua portuguesa a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos na história do YouTube. A vivência diante das câmeras deixou de ser um hobby e tornou-se fonte de renda e negócio. Hoje, o youtuber fala de seu trabalho como CEO da ParaMaker, maior network brasileira, e incentiva o empreendedorismo.

Dicas para fazer bons vídeos
Além de ensinar diversos truques, receitas e experiências no canal Manual do Mundo, o jornalista Iberê Tenório dá dicas de como fazer bons vídeos. O que começou como uma série de curiosidades ao lado da esposa, Mariana Fulfaro, transformou-se em site, produções didáticas para editoras e um programa no Cartoon Network .

Fonte: Portal Comunique-se