Para se destacar, é melhor fechar a boca e abrir os ouvidos. Saiba por quê
No trabalho, seja você um empreendedor ou funcionário, deve-se fazer o possível para se destacar. Só que se engana que pensa que a forma mais eficaz de fazer marketing pessoal é falar sobre suas habilidades e conquistas. Na opinião do americano Rhett Power, especialista em empreendedorismo, bons ouvintes têm ainda mais chance de sucesso.
Ao fechar a boca e abrir os ouvidos, fica mais fácil entender o problema dos outros, ajudar a resolvê-lo e ser eventualmente recompensado. E, além disso, às vezes as pessoas só precisam desabafar. E, ao ser quem ouve o que se passa, você estabelece laços de amizade que podem ser úteis no futuro.
Em matéria, originalmente publicada no site da revista “Inc.“, Power lista as vantagens que bons ouvintes têm. Confira:
1. Bons ouvintes têm melhores funcionários
Dica especial para quem já tem o próprio negócio. Chefes, naturalmente, têm que falar. No entanto, também devem escutar. Uma das principais razões para a insatisfação de funcionários, por exemplo, é a distância de seus gestores, que nunca se preocupam em saber se seus comandados estão satisfeitos com o trabalho.
Além disso, vale lembrar que ninguém sabe de tudo. E que empregados podem ter ótimas sugestões para seu negócio, mas não se sentem livres para falar com você. Dê uma chance a eles.
2. Entendem seus clientes
Para buscar novos clientes, você deve vender seu produto ou serviço. Até porque, se você não o fizer, é bem possível que sua prospecção seja um fracasso. Mas também é importante ouvir o que seus clientes têm a dizer, nem que sejam críticas.
Com seus consumidores atuais, obviamente, a conversa é ainda mais essencial. Só por meio dela é que você descobrirá se eles estão satisfeitos com seu trabalho e desejam alguma mudança.
3. Recebem o feedback de quem mais o conhece
Pode até ser que sua avó não saiba nada de tecnologia e você seja dono de uma startup. Não importa. Você deve ouvir sua família. Ninguém o conhece mais que seus pais, irmãos e avós. E ninguém quer mais o seu sucesso do que eles.
Pode ser que eles não entendam muito bem o que você faz e que sejam mais conservadores também. Mas, ao menos, leve a opinião deles em conta.
4. Mas não levam só a opinião dos outros em conta
Você não deve simplesmente ouvir o que os outros têm a dizer e seguir cegamente tais conselhos. É importante, de acordo com Power, ouvir a si mesmo e levar em conta o que seu coração sente. Desta forma, chegando a um consenso entre o que te dizem e o que você pensa, você tomará melhores decisões, diz o especialista.
Fonte: Revista PE & GN