Estudantes doam livros para clínica de hemodiálise

13 de novembro de 2015

Cerca de 600 livros foram arrecadados para realizar a biblioterapia

mauricio-de-nassau-doaçao-livros.2Nesta sexta (13) e sábado (14), estão sendo entregues cerca de 500 livros arrecadados pelos alunos do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, durante a Campanha do Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro. A ideia é, com a quantidade arrecadada, montar uma biblioteca em uma clínica que oferece tratamento de hemodiálise em Vitória da Conquista e com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes no processo de tratamento.

mauricio-de-nassau-doaçao-livrosOs vencedores da gincana realizada para arrecadar os livros também realizarão uma visita técnica à unidade de saúde. De acordo com a professora Ana Paula Ribas, responsável pela atividade, eles farão uma entrevista aberta com os pacientes renais crônicos que passam por hemodiálise, para conhecê-los. “Então, será realizada uma posterior discussão em grupo, para identificarmos alguns aspectos da teoria já vistos em sala de aula”, explica a docente.

Além da visita, os obras servirão para um trabalho baseado na biblioterapia. “É uma aplicação de técnica de leituras, de contação de histórias, e, a partir daí, o paciente se identifica com os personagens, fala de si e fazem projeções. Isso mobiliza o paciente psiquicamente fazendo com que ele melhore sua condição psíquica e emocional”, diz Ana Paula Ribas. Ao todo, serão beneficiados aproximadamente 200 pacientes.

Por Ascom Faculdade Maurício de Nassau