Líder é o agente estratégico na capacitação. A escolha de quais instrumentos utilizar para qualificar os colaboradores é uma das suas atribuições
Sugestões para o desempenho do papel do líder:
– Compartilhe com a equipe de apoio os conhecimentos adquiridos, ideias e dúvidas e dê especial atenção às ações já implantadas;
– Dê prioridade à capacitação dos colaboradores, usando o organograma e as descrições de cargo que você elaborou;
– Discuta com a equipe sobre a capacitação e o que pode ser feito para melhorar a empresa;
– Prepare um roteiro com as principais etapas que todos os gerentes, supervisores e encarregados deverão seguir.
Passo a passo:
1. Defina as metas para os próximos meses, se haverá alguma mudança, como ampliação, novas tecnologias, novos serviços, novos equipamentos, novos clientes, enfim, motivos que vão exigir melhor qualificação da equipe;
2. Em seguida, utilize as descrições de cargo, já feitas na empresa, e faça uma avaliação do desempenho de cada colaborador.
3. Se possível, peça que cada colaborador faça uma autoavaliação, para que ele esteja mais preparado para falar sobre as necessidades de capacitação e desenvolvimento;
4. Faça uma pequena reunião com cada colaborador da equipe. Converse sobre desempenho, necessidades, melhorias, expectativas do líder sobre o colaborador e as dele sobre o papel do líder;
5. Registre as necessidades de capacitação no formulário de desenvolvimento de competências; Atenção para não planejar além da capacidade tanto de horas quanto de custo.
6. Terminado, faça um agrupamento dos planos individuais, assim terá uma visão total das necessidades e poderá traçar metas de capacitação para acompanhamento;
7. Convide a todos para ajudar a realizar, monitorar e avaliar a execução.
Fonte: SEBRAE