Mulheres e Propaganda: estudo analisa estratégias das marcas

7 de março de 2016

mulheres_in_businessA Forebrain desenvolveu o “Brain Report: Mulheres e a Propaganda”, um estudo que buscou compreender, por meio de técnicas neurocientíficas, o impacto das diferentes estratégias de comunicação utilizadas hoje pelas marcas na hora de falar, ou mesmo de representar as mulheres em seus comerciais. O estudo traz exemplos de como as peças impactam emocionalmente o público feminino, levando em consideração os atuais movimentos e reflexões com relação à posição da mulher na sociedade.

A pesquisa aborda temas como padrões de comportamento e beleza, percepção de estereótipos, hipersexualização da figura feminina e a representação maternidade. O uso de representações estereotipadas favorece a rápida compreensão de uma peça publicitária, mas é cada vez mais importante saber quando e como usar este tipo de figura, segundo aponta o estudo.

Cases como o filme “Mudanças”, da Renner, e “Casais”, criação da AlmapBBDO para Havaianas, foram analisados na pesquisa para compreender como a representatividade da mulher dentro das campanhas gera bons ou maus desempenhos dependendo de como é colocada.

“Compreender quais são as estratégias de comunicação mais ou menos eficientes, trazer insights de como as marcas podem inovar, se adaptar e até mesmo reconstruir suas propostas de comunicação, permite a construção de mensagens mais pertinentes com os valores, atitudes e comportamentos das mulheres do século XXI, aumentando a representatividade e identificação deste público”, explica Ana Souza, co-CEO da Forebrain.

Um setor que também fez parte da pesquisa foi o de beleza. Segundo a Forebain, para esse nicho o movimento de empoderamento feminino é particularmente importante e pode fazer toda a diferença para o relacionamento da marca com seu público-alvo. Marcas como L’Oréal e Garnier foram alvo do estudo para este mercado.

O resultado da pesquisa está disponível para download gratuito no site da Forebain (acesse aqui).

Fonte: www.adnews.com.br