76% dos consumidores veem o cartão de crédito de forma positiva

14 de junho de 2016

Pesquisa mostra que brasileiros têm verdadeiro amor pelo cartão de crédito, mas ainda falta controle para evitar que ele não seja o vilão das finanças

cartao - LaTunya Howard / Creative CommonsBoa parte das dívidas dos brasileiros tem como causa o descontrole com o cartão de crédito. Apesar disso, 76% dos consumidores encaram a moeda de plástico como uma alidada e não uma vilã, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo a pesquisa, os principais motivos do amor dos brasileiros com o cartão é que ele permite a aquisição de bens de alto valor que são difíceis de serem pagos à vista – motivo citado por 40% dos entrevistados. A segurança é motivo para 22,2%.

Já entre os 20,6% de consumidores que veem o cartão de crédito como algo negativo, o descontrole é citado por 8,5% como o principal motivo dessa visão. O fato de o cartão incentivar gastos impulsivos e desnecessários foi citado por 6,5%.

O levantamento revela, porém, que 47% dos usuários de cartões de crédito não realizam um controle efetivo das compras que são feitas por esse meio de pagamento, seja por apenas conferirem a fatura – sem analisá-la de fato – ou porque fazem o controle somente de cabeça, sem qualquer rigor ou controle sistemático.

“O crédito é um eficiente instrumento de acesso ao consumo. Por meio dele, milhões de pessoas concretizam objetivos de curto e médio prazo que, de outra forma, dificilmente poderiam se tornar realidade rapidamente. O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil no dia a dia, já que permite ao consumidor entender seu poder de compra, programar datas convenientes de pagamento e contar com maior margem de manobra na gestão do orçamento”, afirma o educador financeiro José Vignoli.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o consumidor precisa escolher um método de controle com o qual esteja à vontade e aplicá-lo com disciplina para obter resultados satisfatórios. “Ë fundamental acompanhar a fatura do cartão ao longo do mês e não apenas quando já estiver fechada, pois aí será tarde para avaliar se os gastos foram excessivos”, explicou a economista.

Fonte: portalnovarejo