Entendendo a criatividade

3 de maio de 2012

Falamos muito na economia criativa, no perfil das pessoas do século XXI, no poder da criatividade e do valor de ideias. Mas afinal, o que é criatividade? Sabemos que ela está quase sempre associada com inovação, mas como podemos gerar atos criativos ou viver uma vida criativa se não sabemos nem por onde começar?

Muitas pessoas  acreditam que a criatividade é um talento, uma característica que você tem desde pequeno. Mas como John Cleese explicaa criatividade não é um talento, é um modo de operação.É não se acomodar, ter ousadia para tentar novos caminhos e errar. Ver por outros ângulos, buscar o novo, experimentar novas sensações.

E como podemos aprender a ser criativos ou trabalhar a nossa criatividade? Fica aqui algumas dicas sobre o assunto.

  • Faça perguntas. Muitas e elaboradas. Isso vai forçar as pessoas a olharem o problema de outra perspectiva.
  • Provoque. Expresse uma opinião contrária ou algo controversial. Cuidado para não ofender as pessoas, apenas provoque uma reação positiva.
  • Elogie. Reinforce atitutes positivas. Pessoas podem não gostar de ser criticadas e um elogio pode abrir a porta para a criatividade.
  • Desafie as pessoas. Desperte o espírito competitivo das pessoas, soluções podem ser criadas nessas situações.
  • Inspire-se. Criatividade e inspiração andam juntos. Leve seus amigos para uma exposição cultural, ou indique um livro interessante para um colega de trabalho.
  • Aprecie creatividade. Empolgue-se com boas ideias, mesmo que elas sejam pequenas.

E fica aqui alguns vídeos para vocês se inspirarem:

 

Por Gil Giardelli
Imagem Google