Na manhã desta quarta-feira, 20, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial para discutir a importância do apoio do SESI/FIEB, e dar visibilidade as ações sociais desenvolvidas. A proposição foi do presidente da Câmara, o vereador Hermínio Oliveira (PPS).
O presidente da Casa, Hermínio Oliveira, destacou que o SESI realiza, em diversas empresas parcerias, projetos sociais que desenvolvem ações de esporte e música. As iniciativas atendem crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Segundo ele, a maior parte dessas crianças vêm de famílias de baixa renda, que chegam a receber menos de um salário mínimo por mês. Ele frisou que o SESI/FIEB e as empresas parceiras proporcionam a esse público aulas de judô e percussão num ambiente totalmente estruturado. Oliveira ainda destacou que as mães das crianças e dos adolescentes atendidos também são beneficiadas com ações de capacitação – aulas de crochê, bordado, pintura entre outros. A ideia, segundo ele, é que elas “possam produzir materiais que serão vendidos e, assim, gerar mais renda a suas famílias”.
A presidente da CDL, Sheila Andrade, afirmou que a instituição desde sua fundação, há 54 anos, sempre buscou parcerias para o desenvolvimento local. Sheila explicou que uma parceria entre a CDL e o SESI rendeu a campanha “Adote Um Futuro Campeão”, lançada em agosto. Segundo ela, a ação busca incentivar lojistas e empresários a custear a participação de crianças e adolescentes carentes em oficinas esportivas e culturais realizadas pelo SESI. O público tem acesso às oficinas de Judô, Futebol e Musicalização, duas vezes por semana.
O lojista que adota um “campeão” contribui com R$ 120 reais por mês, valor revertido em uniformes, custeios de instrutores e transporte. Quem adere à campanha recebe a ficha social do aluno, acompanha a frequência e o desenvolvimento comportamental da criança. O SESI mantém um banco de dados no qual beneficiários da campanha podem ser selecionados. Existe ainda a possibilidade de indicar crianças e adolescentes que tenham interesse nas atividades. A faixa etária atendida vai de seis a 14 anos; crianças de seis a oito anos necessitam de acompanhamento de um responsável. “Aproveito para convidar os presentes para participar e adotar um futuro campeão”, disse. Ela explicou que os interessados podem buscar informações e orientação na CDL e no SESI.
Fabrício Vieira da Silva, representante do FIEB, ressaltou que a Federação é composta pelas empresas SESI, SENAI e IEL. Ele afirma que o FIEB entende Vitória da Conquista como uma cidade estratégica, por isso foi investido nesse equipamento que está à disposição do município e da região. Fabrício destaca que pensando em soluções de qualidade de vida e sustentabilidade da indústria, a entidade tem como principais compromissos:
•Educação: “Desenvolvemos ações de ensino regular, articulada com o ensino profissional; educação de jovens e adultos, com a modalidade EAD, dando oportunidade que aqueles que não puderam concluir seus estudos; formação cooperativa para que o trabalhador siga aprendendo e se qualificando”, pontou.
•Saúde e Segurança – “ Atua para contribuir na competitividade da indústria com programas, projetos e consultorias voltados para a redução de acidentes de trabalho, do adoecimento no ambiente de trabalho, para a melhoria da qualidade de vida, e com isso melhorar a competitividade das empresas”, afirmou.
•Projetos sociais – “Visando melhorar as condições sociais, em parceria com as empresas, desenvolvemos ações voltadas para o campo do esporte, cultura, saúde, bem-estar, meio ambiente e educação”, ressaltou.
A gestora dos Produtos de Responsabilidade Social do SESI, Aline Vieira, mostrou um vídeo dos projetos sociais do SESI e apontou que investimentos em ações sociais são extremamente importantes principalmente na fase inicial da vida das pessoas, evitando que elas entrem no caminho da violência. Ela destacou que o SESI atende a quase 100 crianças e adolescentes, sem até o momento, identificação de nenhum deles com envolvimento com drogas ou casos de gravidez na adolescência.
Ela apontou também que somente a união dos variados setores sociais poderá fazer com que esses tipos de projetos possam crescer e atender a um número ainda maior de pessoas, promovendo melhorias na qualidade de vida da população.
Leia na íntegra no link: http://www.camaravc.com.br/v01/release/camara-municipal-faz-debate-sobre-a-importancia-do-sesi-em-vitoria-da-conquista