Técnico do Sebrae Bahia aponta ações que ainda podem ser adotadas por pequenos negócios
Oportunidade para vender mais, a Páscoa está próxima, mas ainda dá tempo de alavancar os resultados. E não é só quem vende chocolates que pode garantir o saldo positivo. Segundo o técnico do Sebrae Bahia Diógenes Silva, outros segmentos devem ficar atentos à data, como quem se dedica à venda de produtos infantis, ao turismo e a outros alimentos, como os peixes, ligados à comemoração religiosa da Páscoa.
O especialista aponta questões que ainda podem ser ajustadas para garantir um resultado melhor na Páscoa para os pequenos negócios desses segmentos. Confira as dicas:
– Não deixe para a última hora. “Monte um planejamento, mesmo que seja simples”, aconselha Diógenes. Nele, não esqueça de destacar o que precisa providenciar para a data.
– Verifique produtos que podem ser customizados. “Não necessariamente é preciso comprar algo novo. Às vezes, o empresário pode buscar no mix dele o que pode ser adaptado para a data”, lembra o especialista.
– Cuide da identidade da loja, seja física ou virtual. “Aqui entram vitrine, iluminação, peças publicitárias. Não pode ficar escondido na loja”. Diógenes destaca que o cliente deve visualizar que o negócio tem opções para a Páscoa com facilidade.
– Atenção à logística. O técnico do Sebrae Bahia alerta: “Se o produto chegar fora do prazo, o estoque vai ficar parado”. Então ainda há tempo para dar atenção à logística do negócio, para reverter possíveis problemas.
– Buscar grandes compradores. A dica aqui é procurar por empresas que comprem em grande volume, como escolas, que costumam distribuir lembranças da data.
– Preparar uma ação pós-vendas. “Também é preciso fazer com que esses clientes, que buscaram a loja na Páscoa, voltem depois desse período”, resume Diógenes.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia