Instituição está mobilizando parceiros para o projeto, que visa promover e dar visibilidade nacional ao produto típico da microrregião
O lançamento do Projeto Biscoito Caseiro, na última quinta-feira (24), promovido pelo Sebrae em Vitória da Conquista e o Movimento Pró Conquistas, reuniu instituições parceiras dos setores Público, Privado e Não Governamental. O projeto visa incentivar e fortalecer toda a cadeira produtiva do biscoito caseiro, produto típico de Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas, bem como gerar negócios e promover as cidades da microrregião.
A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josinete Viana, explica que s parcerias são fundamentais para o sucesso do projeto. “A ideia deste evento foi justamente reunir todos os potenciais parceiros para apresentar o escopo do projeto aprovado pelo Sebrae Nacional e contar com a contribuição desses parceiros no que tange a competência de cada um deles”.
Josinete esclarece, ainda, que projeto tem o objetivo de fazer com que a microrregião de Vitória da Conquista seja uma referência nacional em biscoito caseiro. “O projeto Biscoito Caseiro envolve inovação, mercado, associativismo e gestão. A ideia é que possamos trabalhar com os empresários dentro destes quatro eixos, e que ao final possamos alcançar a tão almejada Identificação Geográfica (um selo de referência conferido a produtos ou serviços característicos de um local concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI)”, revela.
Representando o Prefeito Herzem Gusmão, o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Claudio Cardoso, abordou a importância da estruturação deste projeto que abrange a cultura e a economia da região. “O biscoito é para Conquista, o que o acarajé é para Salvador: um patrimônio cultural. Vitória da Conquista precisa desta identidade, e sobretudo trabalhar a produção na perspectiva da qualidade”.
Para o Presidente do Movimento Pró Conquistas, Itamar Figueredo, o biscoito caseiro é o produto que mais representa Vitória da Conquista e o Projeto é um resgate histórico deste setor que movimenta a economia de toda a região, mas que precisa de se profissionalizar. “Reunimos aqui todos os parceiros que podem agregar valor a cadeia produtiva do biscoito. Este projeto resgata a história de Conquista, resgata a cultura, a tradição e apresenta a cadeia produtiva do biscoito em formato de negócios, para que o produtor possa vender para todo o Brasil levando a marca de Vitória da Conquista como a nossa bandeira comercial”.
Na reunião, ficou definida a realização de uma oficina com os parceiros do projeto, no dia 6 de junho, para a construção de um plano coletivo que deverá conter a forma de como cada instituição parceira poderá dar sua contribuição. A segunda etapa do projeto será executada com os próprios empreendedores e produtores de biscoito.
As instituições que participaram do encontro foram: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicoob, Desenbahia, Banco do Nordeste, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Faculdade Fainor, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Condeúba, Alfam Consultoria, Serviço Social da Indústria – SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Associação Industrial de Vitória da Conquista – AINVIC, Efetiva Tecnologia, Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia – Coopasub, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Instituto Federal da Bahia – IFBA e Rádio Clube.
Por Agência Sebrae de Notícias Bahia
Fotos: André Cadas