Desfile de 7 de Setembro mostra força e independência do povo nordestino

30 de agosto de 2018

Mesmo antes de sua emancipação, o território de Vitória da Conquista já era lugar de passagem das tropas que iam da Capital baiana à Minas Gerais ou ponto de parada entre o litoral sul da Bahia e as áreas de mineração – Chapada Diamantina e Minas Gerais. E muitos desses sertanejos e litorâneos por aqui ficavam.

Essa localização privilegiada favoreceu o comércio da cidade e seu conhecimento em outras regiões do Estado. Nos anos 40, a construção do trecho que liga Ilhéus a Bom Jesus da Lapa (Avenida Brumado) intensifica o comércio e o crescimento da população. Vinte anos depois, com a abertura da Rio-Bahia (Avenida Presidente Dutra), Conquista recebe um novo contingente humano formado por baianos, mineiros, paulistas e nordestinos de diversos estados.

Para ressaltar a influência dos nove estados do Nordeste no município de Vitória da Conquista é que o desfile cívico de 7 de Setembro, promovido pela Prefeitura Municipal, traz como tema: “Conquista nordestina: povo forte e independente”.

Em 2018, as escolas municipais vão celebrar a Independência do Brasil exibindo alegorias referentes aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Esses estados apresentam grande pluralidade cultural com elementos diversificados, mas têm aspectos comuns que os aproximam.

“Essa foi a forma que a Secretaria Municipal de Educação escolheu para valorizar a cultura nordestina, já que Vitória da Conquista sofre influência da Bahia e dos demais estados nordestinos”, lembrou uma das organizadoras do desfile cívico, Tânia Novais.

Mais de 1.200 alunos estarão divididos em onze alas, apresentando os aspectos naturais e culturais marcantes desses estados. Uma dessas alas será dedicada ao Rio São Francisco, que tão bem representa essa região do Brasil por atravessar localidades com condições naturais das mais diversas. O Velho Chico, como é chamado, passa por cinco estados, sendo que quatro ficam na Região Nordeste.

Fonte: PMVC