Vila Junina já está montada na Nove de Novembro e shows na praça começam dia 12

12 de junho de 2023

Os festejos do Arraiá da Conquista começam nesta segunda-feira (12 ) – Dia dos Namorados – e o ponto de encontro da festa acontece na Praça Nove de Novembro, no centro da cidade, onde já está montada a Vila Junina, que será ocupada pelos vendedores e demais participantes credenciados na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel). Confira a programação dos shows na Praça 9 de novembro aqui.

Diferente das outras edições, em que era instalada no Centro Cultural Glauber Rocha, este ano, a Vila Junina ornamenta a praça Nove de Novembro, também conhecida como praça do acarajé, por conta da quantidade de baianas que trabalha ali.

Além disso, milhares de pessoas de Vitória da Conquista e região frequentam ou passam pela praça, seja para comprar no comércio, ir ao banco, à Prefeitura ou à Câmara, motivo pelo qual ela foi escolhida para receber a Vila, composta por seis casas feitas de pau-a-pique e uma capela que formam um vilarejo. Dentro dessas pequenas casas ficarão os vendedores de produtos artesanais e também a imprensa, em local reservado. A decoração da Vila homenageia a Rainha do Xaxado, a cantora pernambucana Marinês.

Em uma das casas já está funcionando a loja da Associação de Apicultores do Sudoeste da Bahia (Apis), que há 35 anos comercializa produtos derivados do mel. Para Generosa Ribeiro, uma das diretoras da associação, a aposta é que uma grande quantidade de pessoas visite o espaço que estará montado até o fim deste mês. “Todo ano, a associação promove a feira do mel e este ano, ao invés de montar o nosso quiosque, a Prefeitura nos contemplou com este espaço. Aqui como é um lugar estratégico de passagem de pessoas, nossa expectativa é de superar as vendas”, declarou a diretora.

O evento principal do Arraiá da Conquista acontece no Centro Cultural Glauber Rocha, com os artistas Flávio José, Falamansa, Santanna Cantador e Tierry, que irão se apresentar, respectivamente, nos dias 20, 21, 22 e 23, em uma estrutura preparada para receber uma média diária de 20 mil pessoas.

Além da praça Nove de Novembro e do Glauber Rocha, os 11 distritos do município também vão festejar o São João.

PMVC