Quando chegamos aos últimos anos do ensino escolar normal nos deparamos com a primeira grande questão existencial: qual profissão seguir? Depois de anos, realmente é preciso pensar seriamente na resposta para aquela pergunta que se ouve desde cedo: “O que você quer ser quando crescer?”.
Nessas horas é comum que diversas dúvidas apareçam nesse momento já que, inicialmente, você irá decidir qual rumo a sua vida profissional irá tomar. Mas é importante pensar muito bem sobre o assunto, explorar todas as possibilidades e analisar a situação do mercado. Para isso, os testes vocacionais podem ser uma grande ajuda.
Importante destacar que o teste vocacional não determina qual profissão o estudante irá seguir, mas ajuda a encontrar as áreas em que ele possui mais afinidade.
Existem diversos testes vocacionais disponíveis na internet de forma gratuita, mas a maioria segue um determinado modelo: eles são estruturados na forma de comparações, onde o aluno irá apontar quais coisas mais gosta de fazer e, a partir dessas escolhas, o teste apontará qual área o aluno possui mais afinidade (Ciências, Exatas ou Humanas) e quais profissões poderiam se adequar à sua personalidade.
É interessante que o aluno faça diversos testes vocacionais, para assim ter uma noção mais apurada daquilo que ele realmente pode fazer.
E quando o estudante descobre quais profissões melhor se adéquam ao seu perfil, o que fazer? Nessa parte entra o trabalho de campo: é necessário selecionar as profissões que mais atraíram o interesse e pesquisar o maior número de informações sobre cada uma delas: o que cada profissão faz, quais são as perspectivas de emprego, condições de trabalho, faculdades que ministram o curso, disciplinas, especializações disponíveis etc.
Tudo isso influencia muito no momento da decisão, pois com o resultado dessa pesquisa o aluno terá em mãos um material muito mais consistente e uma noção mais aproximada a respeito de cada profissão. E fica melhor ainda se o aluno tiver a oportunidade de conversar com pessoas que trabalham nas profissões que estão em seu foco, pois assim ele terá abordagens reais a respeito do dia-a-dia da profissão, os prós e contras e uma ideia da rotina de trabalho.
Existem inúmeros endereços espalhados na web dedicados a auxiliar os alunos nessa etapa tão complicada da vida. Um dos mais completos é o Guia do Estudante, que fornece informações a respeito de diversas profissões, orientação profissional, testes e lista de universidades.
E lembre-se: o ser humano está em constante transformação. Então, se no meio do curso você perceber que não era bem aquilo que você desejava, não tenha medo de recomeçar. É a sua vida que está em jogo e o mínimo que se pode fazer é tentar deixá-la o mais divertida e interessante possível. E fazendo o que se gosta é um dos requisitos básicos para isso!
Por Mônica Wanderley
Imagem: Horia Varlan no Flickr