Brasil mais consciente

11 de junho de 2012

Às vésperas da Rio+20, relatórios e pesquisas relacionados às questões ambientais pipocam diariamente, o que é bom. Quanto mais informação melhor para todos. Esta semana foi a vez do Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgar uma pesquisa constatando que os brasileiros estão cada vez mais ligados de que preservar a natureza é tão importante quanto resolver problemas cotidianos do país como saúde, criminalidade, educação e desemprego.

O estudo chamado “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, edição 2012, (acesse a íntegra no final deste post)apontou que conceitos como desenvolvimento sustentável, consumo sustentável e biodiversidade fazem parte do dia-a-dia de 47% da população. A pesquisa foi feita com 2.201 brasileiros acima dos 16 anos com níveis de renda e escolaridade diferentes, de todas as regiões do país.

Interessante perceber que, em 1997, apenas 5% dos brasileiros achavam que o principal problema do país era o meio ambiente. Hoje são 13%. Enquanto em 1992, 47% diziam que não havia problemas ambientais no Brasil, a nova pesquisa mostrou atualmente essa porcentagem caiu para 11%.

Veja os principais indicadores:

– 56% sabem o que é uma área protegida;

– 34% têm conhecimento do que é consumo responsável;

– 51% contribuiriam com dinheiro para proteger a Amazônia e 19% para a Mata Atlântica;

– 65% acham que cuidar e proteger o meio ambiente é importante para a nossa sobrevivência;

– 48% dizem que separam o lixo de casa para a reciclagem;

– 62% afirmam que não há campanhas em sua cidade para reduzir o uso de sacolas plásticas e 76% destes dizem que aderiram às campanhas.

– Outros 85% de pessoas que dizem não ter campanhas pela redução do consumo das sacolas dizem que teriam interesse em aderir a possíveis campanhas;

– 76% não conhecem o conceito de empresa cidadã;

– 22% da população sabe o que é a Rio+20.

Muitos ainda não conseguem entender porque é tão importante alterar hábitos na direção de uma nova consciência em um século marcado pelas mudanças climáticas e a escassez cada vez mais crítica de recursos naturais. Ainda estão presos às facilidades modernas, como o uso indiscriminado das sacolas plásticas e outros itens descartáveis que geram montanhas de lixo.  Mas é aliviador saber que o nível de conscientização para estas questões só tende a aumentar.

Por Afonso Capelas Jr.
Imagem – Ilustração do grande e saudoso cartunista Henfil.