Etsy: o eBay do artesanato

15 de junho de 2012

A fim de provar que os pequenos negócios contribuem fortemente para a economia global, um grupo de norte-americanos criou o site Etsy, uma grande rede online de produtos feitos à mão, considerada hoje o eBay do artesanato

Certos de que pequenos negócios contribuem muito mais para a economia global, um grupo de norte-americanos (um deles, pintor, carpinteiro e fotógrafo que sempre buscou espaços para expor seus trabalhos) criou a Etsy, uma grande rede online de produtos feitos à mão, hoje considerada o eBay do artesanato. Chegou a 12 milhões de membros em seis anos, além de 800 mil vendedores ativos, mais de 1 bilhão de page views por mês e transações anuais entre 150 países – incluindo Tailândia, Japão e Turquia.

Essa feira virtual garante aos vendedores não só páginas exclusivas de exposição (cada peça aparece na tela pelo custo aproximado de R$ 0,35), mas também a possibilidade de dialogar com os consumidores que se cadastram na rede. “Vendemos mais de 525 milhões de dólares em 2011, um bom indicador de que há uma tendência real para vendas online de bens feitos à mão”, diz o assessor de imprensa da rede, Adam Brown. Não à toa, a Etsy se tornou fonte de informação de iniciativas da área e passou a organizar em alguns países oficinas que vão do tricô ao reparo de bicicletas.

No Brasil, o site Airu, parecido até no visual, estimula também os artesãos com espírito amador. Já a rede brasileira Asta expõe o trabalho de 700 artesãos de baixa renda do Rio de Janeiro e, além da venda online, oferece a presencial como oportunidade de renda extra.

Por Débora Didonê- Vida Simples –