Cuidado com o cartão de crédito

19 de junho de 2012

Muito cuidado com as dívidas no cartão de crédito. O alerta vem do vice presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Anefac, Miguel de Oliveira. “Há bancos que cobram até 18% ao mês no cartão de crédito, o que configura taxa de 628,76% ao ano.

As bandeiras mais conhecidas no mercado estão cobrando de 12,73% ao mês, perfazendo taxa de juros anual de 321,19% e 13,95% ao mês que dá 379,26% por ano.

Se a pessoa faz uma compra e não paga integralmente ela entra nessa ciranda de juros e acaba saindo caro. Meu conselho para quem se endividou é procurar o banco, tomar um empréstimo pessoal e liquidar a dívida do cartão de crédito, pois ela é o primeiro passo para a inadimplência.

Não use o rotativo”, alerta. Oliveira ressalta pontos importantes sobre a alta taxa de juros de cartão de crédito praticada no Brasil, quando o governo federal promove uma política de redução de juros.

“A inadimplência é alta no cartão de crédito, está em 25%, mas os juros elevados se configuram na causa dessa elevada inadimplência. O outro motivo é a falta de concorrência. Quando você abre uma conta bancária, você automaticamente recebe o cartão de crédito”, revela.

Ele, contudo, destaca a participação do cartão de crédito na economia brasileira. “Antes o cheque era mais utilizado. Agora os cartões de crédito começam a possibilitar o pagamento em até 48 meses.As facilidades do cartão favorecem a expansão da utilização, além de ser um bom instrumento para pagamento de despesas”, avisa. Ele faz ressalvas quanto à má utilização. “Antigamente quando o Brasil vivia o período da hiperinflação justificava uma pessoa possuir vários cartões.

Mas hoje, numa época de estabilidade econômica, é necessário ter somente um cartão de crédito. Desta forma você terá mais controle da anuidade e do uso do mesmo. Outro ponto se refere aos cuidados com o produto que o banco te oferece. Se a pessoa não viaja pelo exterior, ela não deve ter um cartão internacional. Só representa mais despesas”, aconselha.

Inadimplência – Recentemente o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta pelo terceiro mês neste ano. O índice registrou crescimento de 6,2% em maio no comparado com abril.

Fonte: Tribuna da Bahia