De Rocky Balboa ao A Sociedade dos Poetas Mortos, veja quais produções podem dar um ânimo extra na saga por uma oportunidade de carreira pública
São Paulo – Passar em concurso público é um daqueles tipos de missão que tomam a vida como um todo e exigem o máximo possível de dedicação. Mas a rotina de livros, simulados e editais pede, vez ou outra, um respiro ou uma espécie de “pit stop” para receber uma dose extra de ânimo.
O cinema pode assumir um papel importante nesse processo de olhar para dentro de si mesmo e encontrar forças onde já parece não existir.
“Sozinho, o concurseiro não vai muito longe. No fundo, nós sempre precisamos estar atrás de um sonho e das razões porque a gente quer aquilo”, diz Guilherme Madeira, juiz e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus.
Pensando nisso, Madeira e o consultor de carreira Homero Reis escolheram 10 filmes que podem dar aos aspirantes à carreira pública uma dose de motivação para seguir na saga de ter o governo como patrão.
O Equilibrista
O documentário conta a saga de Philippe Petit até atravessar, sob um cabo de aço, o espaço que separava as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O fato aconteceu em 1974, mas o planejamento para que o feito fosse bem sucedido começou muitos anos antes.
“Ele olhou para o futuro e se dedicou por um bom tempo para que o projeto de passar de um lado para o outro desse certo”, diz Reis.
O Equilibrista
Diretor: James Marsh
Ano: 2008
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Rocky Balboa
No último filme da franquia, Rocky Balboa está aposentado dos ringues e vive uma vida sem sentido. É, então, convidado para lutar contra o principal boxeador do momento que também vive uma crise pessoal.
“Em um dos trechos, ele diz que não importa o quanto as pesosas discutam com ele, ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas que o que é mais importante é quantas vezes você levanta”, diz Guilherme Madeira, juiz e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus. “O filme também mostra que a última coisa que envelhece, na vida, é o coração”.
Rocky Balboa
Diretor: Sylvester Stallone
Ano: 2006
Duração: 102 minutos
Gênero: Ação
Veja mais clicando aqui.
Por Talita Abrantes, de