Esta semana, o site da CDL vai divulgar as propostas dos candidatos a Prefeito de Vitória da Conquista sobre a revitalização do Centro. Será um candidato por dia, seguindo a ordem alfabética.
Todos os candidatos responderam a mesma pergunta: “Qual a sua proposta de governo para a Revitalização do Centro comercial de Vitória da Conquista?”
E, por se tratar de assunto muito abrangente, foi solicitado dos candidatos que dessem destaque na situação da Praça da Bandeira, dos ambulantes e camelôs que trabalham no Centro e na construção do Shopping Popular.
As entrevistas foram concedidas ao jornal Informe CDL e, por questão de limitação de espaço, foram editadas e os textos submetidos à aprovação dos candidatos, que os aprovaram sem ressalvas.
Candidato Guilherme Menezes – “Há um projeto conceitual elaborado pelo SEBRAE no sentido de modernizar o Centro comercial e tradicional de Vitória da Conquista: por exemplo, tirando o tráfego pesado e reestruturando e requalificando a questão da presença de veículos no local. Nossa concepção de mobilidade no Centro da cidade para veículos e pessoas casa-se perfeitamente com esse projeto que o SEBRAE já concluiu.
Outro aspecto importante é o projeto do Shopping Popular, que foi feito no governo anterior e está na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. Fizemos algumas visitas ao secretário de Desenvolvimento Urbano com vistas à liberação dos recursos para construção do Shopping. Mas, como é um projeto de suma importância, nós estamos dispostos a fazer com recursos próprios da Prefeitura, assim como já estamos fazendo o Mercado de Artesanato, naquela área DNIT. Com 240 boxes, e também terá um Centro Áudio-visual com Planetário. Já discutimos com cerca de 14 entidades da economia solidária, que vão assumir alguns boxes. Será uma vitrine do que Vitória da Conquista tem de trabalho artesanal desde a fabricação de instrumentos, de artesanato em pedra, algodão, madeira… Já o Shopping Popular, estamos aguardando a liberação dos recursos do Governo do Estado. Mas assumimos a possibilidade de a prefeitura fazer com recursos próprios, assim que adiantar mais o Mercado de Artesanato.
Estamos despendendo muitos recursos, cerca de 35 milhões, em pavimentação, canais de drenagem e esgotamento sanitário nos bairros periféricos da cidade, que não podíamos deixar de cuidar. São investimentos prioritários visando à vida da população que está mais em fragilidade social e econômica.
Mas há um momento, e que já está chegando, de trabalharmos no Shopping Popular. Este Shopping vai abrigar o pessoal que está ali, onde se chama “Feira do Paraguai”, e relocar o pessoal em torno do mercadão de artesanato, na Praça da Bandeira.
A cidade já nos conhece e jamais fizemos uma promessa, fazemos compromisso, como este do Shopping Popular porque podemos assumir, assim que concluirmos o Mercado de Artesanato. Mas, fazemos tudo dentro da nossa receita, com os recursos que estão guardados.”
Por Analice Vieira – Ascom CDL