Como escolher alguém para representar sua marca para os clientes?
Montar uma equipe é uma das tarefas mais trabalhosas de um empresário. Além de todas as qualificações profissionais básicas, eu fico de olho se a pessoa entende e valoriza o mercado em que vai atuar e também pergunto qual é seu signo! Parece engraçado, né? Mas juro que ajuda saber as características daquela pessoa para saber se ela se encaixa ou não no cargo.
Preciso sentir, também, se a pessoa gosta da empresa! Para mim, é meio caminho andado o profissional ter valores, estilo de vida e hábitos similares ao da empresa.
No meu caso, sempre trabalhei com cosméticos e com o mercado da beleza e qualidade de vida. Soaria estranho minha equipe não gostar e valorizar os cosméticos, as marcas, as propostas, os serviços e todo o lifestyle de beleza. Porque uma boa equipe se faz com pessoas absolutamente antenadas e focadas no mercado, que vivem diariamente suas experiências com prazer e não como obrigação. Ao final, são todos apaixonados pelo tema, que abraçam as causas, que querem inovar, que tem pique para passar os obstáculos e sabem que tudo isso vale a pena – não só por causa do salário no final do mês, mas também pela sensação de encarar e vencer os desafios.
E isso tudo fica mais latente quando estamos em busca de um gestor comercial. È essa pessoa que vai colocar nosso exército na rua vendendo, não apenas produtos, mas a paixão e a missão da empresa de levar qualidade de vida a todos os cantos. Esse cargo é o que vai alimentar a chama da confiança, do desejo diário de bater metas, de vencer desafios. Tem que ser um incansável, um perfil corajoso, persistente e otimista.
No meu caso, quem trabalha hoje na Beauty’in, não vende aliméticos apenas. Todos os profissionais são disseminadores da qualidade de vida, todos querem que as pessoas sejam mais saudáveis, se alimentem melhor, vivam mais e tenham esses cuidados todos refletidos na aparência.
Acho que essa motivação tem que estar em todos, mas principalmente em quem está na rua representando a empresa e no caso da beautyin a mim mesma ,já que sou a cara da empresa. Todos movidos pelo desejo de um mundo onde se pode sim viver mais e melhor.
Por Cristiana Arcangeli*
Em: http://www.endeavor.org.br
*Cristiana Arcangeli é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986, fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty’in.