Em artigo publicado por Millor Machado, ele explica que no inglês existe o termo “achievers” e que aportuguesando a palavra, pode-se usar a palavra “alcançadores”. Os tais “achievers” são pessoas que têm habilidades específicas que fazem elas se sobressaírem na área em que atuam. Millor enumerou quatro atitudes dos “alcançadores”:
Sabem onde querem chegar – Para alcançar um objetivo, a primeira coisa que você precisa fazer é ter um objetivo. Imagine como vai será seu dia típico numa terça-feira daqui a X anos (o valor de X é você que escolhe). Nesse dia típico, comece imaginando o trabalho que você estará fazendo às 15h. Depois pense em como vai ser quando chegar em casa. Como sua família te receberá? O que você fará no seu tempo livre é tão importante quanto o que você vai fazer. Saber o que você fará quando não estiver ocupado é fundamental para criar seu propósito de vida.
Criam planos de ação – Apesar de planejamento ser um tema razoavelmente complexo, na prática um bom planejamento responde as seguintes perguntas: Quais tarefas eu preciso fazer para alcançar meus objetivos? Em qual ordem e quando farei cada uma dessas tarefas? Quais recursos (tempo, dinheiro, aprovação de alguém, etc.) eu precisarei para executar cada uma dessas tarefas? Se me faltar algum desses recursos, quais tarefas eu farei para consegui-los?
Revisam constantemente seus planos – Se você planeja algo, mas esquece o que tinha prometido, é difícil enxergar se está indo na direção certa. Para não depender só da sua memória, registre seu plano em algum lugar e se programe para revisá-lo constantemente. A frequência de revisão varia de acordo com o tamanho do objetivo, seja ele mensal ou semestral, mas é fundamental que você ganhe esse hábito.
Sabem dizer “não” para o que não é realmente importante – Mesmo sabendo que é normal que os planos mudem, o “alcançador” consegue manter o foco no que é importante e dizer “não” para o que não o ajudará no seu objetivo. Por mais que seja difícil dizer “não” para oportunidades interessantes, isso é extremamente necessário para que você foque seus recursos no que realmente é importante.
Fonte: http://blog.algarmidia.com.br/papo-do-empreendedor/?paged=18