Quatro dicas de uma personal trainer para se preparar para os negócios

26 de setembro de 2012

O ritmo de trabalho de quem administra a própria empresa chega próximo a uma maratona. Longas jornadas, desafios, autocontrole e superação são alguns dos obstáculos para quem se lança nessa empreitada. Cumprir as metas e não arriscar a saúde é um desafio para muitos empreendedores. A personal trainer e consultora Carla Lubisco tem auxiliado executivos a se preparar melhor para o dia a dia e para enfrentar melhor o ritmo puxado dos negócios. Veja abaixo quatro dicas das salas de ginástica que podem ser aplicadas para quem quer manter o bom desempenho nos compromissos corporativos.

1 – Preparando o corpo para reuniões importantes
Procure parar um minuto algumas vezes ao dia e preste atenção à sua respiração. Inspire profundamente, puxando o ar pelo nariz, e expire soltando todo o ar pela boca, até sentir uma leve contração abdominal. O ideal é ficar sentado, pois você pode sentir tontura devido à hiperventilação. É uma dica simples e que vai ser capaz de lhe ajudar a oxigenar o corpo dando mais energia e vitalidade para as células. Além disso, a técnica reduz a ansiedade antes de alguma reunião decisiva.

2 – Atividade e exercício físico

Trocar pequenos hábitos podem levar a um resultado positivo ao longo do tempo. Comece substituindo o elevador pelas escadas (o mesmo vale para a escada rolante ou as esteiras rolantes em aeroportos). Essas pequenas atividades físicas somadas farão com que você já possa sentir alguns benefícios.

Reserve um horário para o exercício físico. A disciplina para cumprir com a ida à academia ajuda a criar uma rotina saudável e também inspira a manter a mesma regularidade com as metas e objetivos do trabalho. Se for viajar, leve o tênis na mala e opte por um hotel que tenha fitness center ou algum parque próximo.

Outra dica importante, especialmente para quem trabalha muito tempo em frente ao computador, é fazer alongamentos sempre que possível. Quando você estiver sentado na sua área de trabalho ou no avião, espreguice e alongue os braços, pernas e pescoço. Isso vai lhe ajudar a reduzir as tensões e vai aumentar a sensação de bem-estar. Se costuma passar muito tempo sentado, em reuniões, aproveite os intervalos para dar uma caminhada pelo escritório mesmo, tome água e procure respirar ar puro, fugindo um pouco do ar condicionado.

3 – Alimentação

Nos jantares de negócios, procure manter o seu plano alimentar. As carnes devem ser preferencialmente grelhadas, assadas ou refogadas. Evite o excesso de gordura, sal e açúcar. Privilegie as frutas, saladas e legumes. Se não puder abrir mão das bebidas alcoólicas, procure beber moderadamente e intercale com água.

Tenha sempre à mão frutas secas, iogurte, sanduíche natural ou barra de cereal. Lanches saudáveis para que você possa ingerir no intervalo de alguma reunião ou nos voos domésticos. Nos voos internacionais, opte pelas versões low fat dos jantares e almoços. Tenha sempre uma garrafinha de água à mão para se manter hidratado. Intercale o café com água ou chá, de preferência, sem açúcar.

4- Sono
É impossível aguentar o pique de trabalho se você não tiver tido uma boa noite de sono. Mesmo se você tiver poucas horas para dormir, procure fazer com que elas sejam perfeitas.

É interessante que você cesse as atividades de trabalho algumas horas antes de dormir, para conseguir realmente relaxar. Nos casos em que uma reunião de negócios ou o fuso horário exigirem que você vá dormir mais tarde, procure compensar. Para alguns executivos, é comum que o horário destinado para o sono seja o das dez horas de viagens do Brasil até os Estados Unidos, por exemplo. Nesses casos, o ideal é tentar, dentro do possível, criar um ambiente o mais próximo de seu quarto. Tire os sapatos, use uma roupa confortável e proteja os olhos da claridade.

Prepare o seu ambiente para dormir. Pouca claridade e silêncio são essenciais. Depois disso, deite e feche os olhos. Sinta a musculatura de todo o corpo relaxar. Respire profundamente. Ao acordar, antes de sair da cama, espreguice e faça movimentos de forma lenta para ir preparando o corpo para a ativação. Se conseguir fazer isso sem correr o risco de perder algum compromisso importante, opte por acordar sem o despertador.

Escrito por Júlia Pitthan
Disponível em: http://www.papodeempreendedor.com.br