Como lidar com clientes nervosos

28 de setembro de 2012

Quando o cliente está insatisfeito com seu produto ou serviço e tem personalidade forte é um momento tenso para o empreendedor. Mas, se quiser contornar a situação, é hora de exercer a calma e equilíbrio, ainda que o outro lado esteja aos berros. Ter sangue frio é fundamental. O blog Pensando Grande, da Microsoft, destacou sete frases que podem ajudar a encontrar uma saída e lidar com os clientes nervosos.
“Vamos recapitular o que aconteceu” – Quando você pede para o cliente contar novamente o que aconteceu, ele é obrigado a pensar de novo em todos os fatos. Só isso já é capaz de acalmar as coisas. Com isso, você mostra interesse na versão dele. E saiba que enquanto ele reconta o problema, você ganha tempo para pensar.
“Vamos nos encontrar para falar sobre isso” – Quando um cliente telefonar para você gritando, sugira um encontro pessoalmente para resolver a questão. Esse tempo já vai ser suficiente para o cliente se acalmar e repensar o problema. As pessoas tendem se comportar melhor quando estão olhando nos olhos da outra, e isso faz com que as conversas sejam mais controladas e produtivas.
“Vamos chamar outra pessoa para ouvir o que aconteceu” – Esta estratégia é adequada quando você reparar que só conversar com cliente não vai adiantar. Chame uma terceira pessoa e peça para ela ouvir a queixa do cliente. Geralmente, quem está de fora da situação consegue enxergar detalhes que os envolvidos não conseguem. Isso também demonstra ao consumidor interesse em resolver.
“Vamos ver o que podemos fazer para resolver isso” – Depois de ouvir todos os detalhes da história, mostre que você está disposto a resolver a situação de uma maneira que seja justa e satisfatória para todos os lados. Depois de solucionar o problema do cliente, tome as devidas providências para corrigir o erro da empresa.
“Vamos ouvir a sua opinião sobre isso” – Esta estratégia é delicada. Se o que o cliente quer for algo inaceitável, esqueça. Ela só deve ser usada se a demanda do cliente for algo possível de ser feito. Ao pedir a opinião e uma sugestão de solução, você estará jogando a bola para o campo dele, incentivando-o sem notar a se colocar no seu lugar. Quanto mais calmo ele estiver, maiores as chances de sucesso.
“Vamos conversar sobre como evitar que isso ocorra novamente” – Se o cliente oferecer ideias razoáveis, tente colocá-las em prática na empresa para enterrar de vez o erro cometido e evitar a repetição de queixas semelhantes. Além disso, quando você solicita a opinião dele, demonstra o interesse e o compromisso de oferecer um bom atendimento.
Vamos usar ‘vamos’ quantas vezes for possível – Quando um cliente reclama, ele está se sentindo contrariado de alguma forma e, por isso, o melhor jeito de você começar um bom diálogo é se incluir no problema. Ele vai sentir que não está sozinho e que você não é seu inimigo, tentando ganhar uma disputa. Mostre também que você está disposto em buscar a melhor solução possível.

Fonte: http://blog.algarmidia.com.br