O sucesso empresarial é o que todo o novo empresário almeja, mas não são todos que conseguem, já que não entendem que os clientes são o sucesso do seu negócio. É fato que ser bem sucedido não é para todos, pois nem todo mundo sabe o que fazer para chegar até lá.Muitas vezes, o motivo do fracasso de um empresário, mesmo os mais antigos no ramo do investimento é tão pequeno, que este poderia ser evitado facilmente. Mas quando não se sabe nada sobre o empresariado fica difícil, não é mesmo?
Não existe um grande segredo para ter um negócio de sucesso, por mais que as pessoas digam o contrário. Não há de fato, uma única e importante fórmula para ficar rico e ser um empresário bem sucedido, apenas pequenas dicas para ir pelo caminho correto e evitar tropeçar em pequenos erros comuns para quem está começando. No artigo em questão vamos dar pequenas dicas de como conseguir o sucesso em seu negócio por meio de ações diárias e corriqueiras com os seus clientes.
Esteja sempre em contato com seus clientes
A lógica empresarial é clara: sem clientes e sem vendas, seu negócio fecha as portas. Logo, ter clientes e mantê-los deve ser a sua prioridade. E uma boa forma de fidelizar os seus clientes é sempre estar em contato com eles, criando uma relação de confiança, mesmo que o trabalho pareça árduo, valerá à pena.
E como estar sempre em contato com os seus clientes? Não é preciso ligar para eles todos os dias, mas eventualmente é importante fazê-lo ou então, através de correspondência e e-mail. Quando um cliente desaparecer por um tempo e parar de pedir produtos, ligue para saber como ele está, informe-o sobre seus novos preços e talvez o incentive a trabalhar com os seus produtos. Seja solícito sempre e mostre-se interessado em o ter em sua carta de clientes. Montar uma relação com seus clientes pode ser mais importante do que você imagina, eles se sentem importantes e gostam do atendimento. O seu público vai gostar e sua receita empresarial também.
Outra forma de estar em contato com seus clientes para ter um empreendimento de sucesso é sempre responder os emails e atender aos telefones você mesmo. Caso sua empresa seja de médio ou grande porte, mesmo sem ter tempo para atender as pessoas, não deixe de colocar uma pessoa apenas para atender as chamadas ao telefone e responder aos problemas via e-mail. Responda todos os emails sempre que possível, sem ignorar clientes. Do menor ao maior cliente, todos são importantes.
Trate todos os clientes da mesma forma
Você conhece uma loja de sucesso sem clientes? Por melhor que seja o marketing, ele é voltado para os clientes e é importante, mas para manter o seu público-alvo é imprescindível tratá-lo da mesma forma, sem diferenciação. Do mais rico ao mais pobre, todos são clientes e adoram quando são tratados de maneira igual e são considerados como importantes para o sucesso da sua empresa.
Uma história clássica pode te ajudar a tratar todos os clientes de forma igual. Um certo dia, um senhor entrou em uma loja com sandálias de dedo, calças mal passadas e camisetas com manchas brancas e foi ignorado pela maioria dos vendedores, menos por um, que ao fazer a venda, o cliente informou ser bem tratado e voltou outro dia, super arrumado para comprar mais de 20 itens da loja. Era um grande empresário e tinha aproveitado o seu momento de folga para pintar a casa e resolveu dar um pulinho em uma loja. Conto de fadas ou história popular? Nunca se sabe, não é mesmo? Melhor não arriscar e tratar todo mundo em sua empresa da mesma forma.
Saiba o que falam sobre sua empresa sempre
Não, não estamos te estimulando, como um empresário super ocupado, a simplesmente sair procurando na rua o que falam da sua empresa a cada minuto. Porém, mostrar interesse sobre os comentários, bons ou ruins, é bem importante para o seu empreendimento. Se os proprietários de pequenas empresas querem manter sua cabeça acima da água, eles precisam acompanhar de perto quem navega por elas.
Hoje em dia, a Internet é o local onde mais os clientes desabafam. Por isso, além de ter um site sobre a sua empresa, sempre vasculhe em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook o que andam falando dos seus serviços, produtos e prazos. A maioria das pessoas costuma fazer um belo desabafo após ser mal atendido em uma loja em seu perfil de rede social, então simplesmente leia, faça buscas com o nome da sua empresa no Google e sempre procure solucionar o problema, caso seja uma crítica negativa.
Seja flexível com seus clientes
Regras são regras, mas elas foram criadas não necessariamente para serem cumpridas. Um exemplo? Um prazo de entrega. Se o cliente precisa muito de seu produto antecipadamente, seja um bom gerente e para isso, tente agilizar a entrega. Assim, todos ficam satisfeitos.
Sempre motive os seus funcionários
Uma empresa não vive sem clientes, mas também não sobrevive sem os seus funcionários. Eles precisam ter prazer em trabalhar para poderem produzir um pouco mais que o mínimo necessário e assim conseguir bons lucros. O melhor segredo para o sucesso como empresário é encontrar algo que motive os seus funcionários todos os dias como premiação no alcance de metas, um bônus extra quando eles fizerem mais que suas obrigações básicas e também estimular sempre o bom atendimento por meio de programas de treinamento.
Seja criativo
Sabe o que diferencia um empreendimento mediano de um bom empreendimento? A criatividade. Pense, crie, invente e assim inove no mercado e chame a atenção para você e seu negócio. Jamais fique apenas no básico, pode não ser muito produtivo e com o tempo, todo mundo vai cansar do seu serviço. Use a sua criatividade para criar atividades para seus empregados e os motivar a vender ou atuar melhor no desenvolvimento da empresa. Também ouse mais e crie campanhas promocionais e motive seus clientes a comprar mais.