Como ganhar dinheiro produzindo convites em casa

5 de novembro de 2012

A melhor forma de lucrar é trabalhar em casa com atividades que tenham um custo baixo de produção e grandes possibilidades de lucrar, como é o caso da produção de convites, que dependerá da criatividade e capacidade de vendas do empresário.

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiroutilizando um computador doméstico e a confecção de trabalhos gráficos é uma das opções de atividades lucrativas. O empreendedor só precisará investir em um computador e uma impressora de qualidade, além de ter dedicação e capacidade empreendedora em conquistar clientes e gerir o negócio para obter sucesso.

Mercado

Para vender convites, alinhe a tecnologia disponível em sua própria casa com a vontade de se capacitar e fazer produtos cada vez melhores.

O mercado para convites é bem atrativo, mas como há concorrência, a saída é divulgar os serviços e oferecer qualidade e personalização. Outra sugestão é o empresário trabalhar em parceria com empresas de eventos. O importante é aumentar o leque de clientes.

Crie um portfólio com seus trabalhos mais interessantes e divulgue seus serviços, começando com pessoas conhecidas até a divulgação de forma mais ampla.

Outra opção é aumentar o leque de variedade em produtos como lembrancinhas, cardápios, cartões de visitas  e outros.

Trabalhar em casa

O local de trabalho em casa deve ser calmo e tranquilo para que se obtenha maior produtividade nas atividades realizadas.

Organize-se e estabeleça horários de trabalho. Realize as atividades prioritárias, se dedicando ao trabalho com disciplina e pensando no cumprimento das metas estabelecidas. Anote prazos, pagamentos, recebimentos, encomendas e outras informações.

Capacitação

Para conquistar um maior número de clientes e apresentar trabalhos de maior qualidade, se capacite com cursos de Design Gráfico e outros cursos para habilitação no uso de ferramentas e aplicativos como Pagemaker, Corel Draw, Photoshop e outros aplicativos.

A maioria dos profissionais que trabalham com serviços de informática são autônomos e por isso, esses profissionais devem buscar vencer no mercado por conta própria, realizando cursos, participando de eventos de interesse e formando sua carteira de clientes, ações que com certeza terão retorno na medida do esforço empregado.

Dicas do negócio

Os profissionais do setor de artes gráficas têm como maior desafio a manutenção de uma carteira de clientes variável, pois é um ramo sujeito a oscilações. A recomendação é não desanimar e vencer com muita criatividade.

Segundo as gráficas, a maior dificuldade é encontrar pessoal competente que realize todo o trabalho de artes gráficas. Por isso é tão vantajoso o trabalho dos autônomos que possuem todo o conhecimento e sabem lidar com tecnologia de forma artística e criativa.

Na verdade, os autonômos que sabem realizar bem esse trabalho gráfico são concorrentes diretos das gráficas que precisam contratar diversos funcionários para execução de atividades gráficas, como criação de convites, cartões de visitas e folders.

Equipamentos

Além de um  computador potente que tenha memória suficiente para abrigar programas como Corel Draw, Publisher e outros, os empresários devem contar também com impressoras eficazes que imprimam em cores com uma boa resolução.

Tenha também agendas e planilhas no próprio computador que será o espaço de trabalho. Elas servirão para o controle de clientes com telefones, datas, tipos de serviços e outras informações úteis para o dia a dia da atividade.

Divulgação

Para divulgar os serviços, utilize recursos como email marketing, distribua cartões de visitas e faça a propaganda direta mantendo contato com prováveis clientes.

Tenha também um portfólio online para melhor prospectar clientes, bem como anúncios na Internet e não se esqueça do poder de marketing profissional que existe em redes sociais.

Precificação

Para precificar os trabalhos é necessário que considere custos diretos como papel e mão de obra, além da arte gráfica que deverá ter um valor.

Como os convites ou cartões serão vendidos em grande quantidade o ideal é que exista uma faixa de preço, de acordo com o número de cartões pedidos e estabeleça um número mínimo para valer à pena a realização do serviço.

Para precificação do convite, estabeleça um preço de 5 a 10 reais a unidade; depois, de acordo com a quantidade fornecida, multiplique quantidade pelo preço e dê um desconto para que o valor seja satisfatório para ambas as partes.

Vantagens e desvantagens de produtos personalizados

A vantagem da produção de produtos  personalizados é a capacidade em agradar aos clientes de forma exclusiva e a desvantagem é a alocação de custos, considerando que serão usados diversos recursos para se atender à demanda personalizada.

Para uma solução viável é necessário que mesmo que a produção seja personalizada o profissional busque trabalhar de forma que não sejam necessárias alocações de recursos para atender trabalhos únicos mesmo de grande quantidade. Para isso, tenha um portfólio e trabalhe apenas com modelos que requerem recursos que já estão disponíveis para realização de diversos trabalhos e que possibilite trabalhos diferentes. Essa é uma maneira de ganhar em economias de escala e ao mesmo tempo, de realizar serviços personalizados.

Microepreendedor Individual

Qualquer que seja a atividade exercida individualmente, o empresário deverá se formalizar para que obtenha as vantagens da formalização.

As vantagens em se formalizar é poder usufruir de beneficios previdenciários, poder expandir as atividades de forma tranquila, encontrando maior solidez no mercado e podendo contribuir para o desenvolvimento do setor de atividade, beneficiando a sua categoria.

Portanto, acesse a Rede Sim ou o portal do empreendedor do Governo Federal e se informe sobre como se formalizar, quais obrigações e direitos e outras informações.

Se quiser leia mais em nosso artigo sobre Microempreendedor Individual.

Fonte:  http://www.novonegocio.com.br