O sonho de ter o próprio negócio tem atraído empreendedores cada vez mais jovens. Uma recente pesquisa nacional realizada pela organização sem fins lucrativos, Endeavor, revela que 60% dos universitários do País pretenderem abrir a própria empresa.
Universitário, ou não, o fato é que o jovem está mais confiante em sua capacidade de empreender com estrutura, planejamento e muito trabalho, além de conseguirem enxergar mais oportunidades em momentos de crise.
Esta semana (de segunda a sexta) o site da CDL vai apresentar exemplos de Jovens Empreendedores (com menos de 25 anos) que veem em Vitória da Conquista uma cidade de grandes oportunidades.
Carlos Henrique Lima (25 anos) e Mateus Teixeira (25 anos) – Óticas Carol
Em uma conversa entre os amigos Carlos Henrique e Mateus surgiu a ideia de colocar uma franquia de ótica. Apesar da pouca idade, os amigos têm vasta experiência no ramo. “O meu sócio Mateus vem de uma família do ramo de ótica, a experiência vem de “berço”, e eu trabalhei muitos anos como representante de óculos. A gente conhecia bem o ramo. Então, acreditamos que a franquia seria uma boa oportunidade de negócio”, conta Carlo Henrique.
Antes de abrirem a ótica, os amigos fizeram uma pesquisa com base na renda per capta e no PIB de várias cidades. “Com base nesta pesquisa, escolhemos Conquista pelo comércio forte e por ser uma das cidades que mais cresce na Bahia”, conta Carlos, que é de Salvador e mudou para Conquista para abrir o empreendimento.
Mateus conta que a dificuldade do início foi a falta de credibilidade por serem jovens. “Infelizmente, no nosso País o jovem não é levado a sério. A gente precisa ter uma pessoa de credibilidade, que nos apresente que às vezes se responsabilize”. Carlos não se esquece de mencionar o grande apoio do pai do sócio Mateus. “As pessoas acham que apoio é só financeiro, mas não é. O apoio, os conselhos, a experiência do ‘seu’ Berto, pai do Mateus, foram fundamentais.”
Leia também:
Micael Macedo – Elite Copy Sistemas de Impressão
Raíza Monteiro – Restaurante Casinha de Nóis
Johnne Victor Nunes – SuperModa
Jaqueline Martins – Art Milart Semi Joias e Ares Perfumes
Por Analice Vieira – Ascom CDL