As redes sociais estão em constante crescimento e colaborando cada vez mais para o impulsionamento dos negócios. E o Instagram tem se tornado o canal mais propício para conquistar clientes e aumentar as vendas, uma vez que a plataforma oferece recursos exclusivos para empresas, que, se usados estrategicamente, tornam possível atrair e fidelizar o público. […]
Variedades
Como a geração Z está mudando o mercado de salões de beleza
Membros da Geração Z não se prendem a modelos e padrões de beleza A geração Z está pautando o consumo de produtos e serviços em todos os segmentos, e estabelece novos padrões de atendimento, inclusive, nos salões de beleza. Mais bem informadas, tecnológicas e sem tempo a perder, essas pessoas reconhecem o valor das coisas […]
3 dicas para melhorar a aceleração digital do varejo
“É importante entender que quem não se adaptar ao mercado online dificilmente conseguirá se manter de pé no futuro, diz Tatiany Martins, diretora Comercial da Pitzi, que também traz dicas para digitalização das empresas O dito “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão real como agora. Mas onde é preciso ser visto? […]
Com o aumento de fraudes digitais, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas
O Dia dos Namorados, celebrado em (12/06), movimentou no ano passado R$18 bilhões de reais no varejo físico e online, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo aponta ainda que, esse ano, mais de 90 milhões de brasileiros pretendem comprar seus presentes. Os dados são animadores para o comércio, mas principalmente […]
Artesanato na moda e na decoração é tendência em 2023
O artesanato, em todas as suas manifestações, tem ganhado espaço e dialoga cada vez mais com outros setores da economia, entre eles a moda e a decoração. De um lado, a consolidação dos novos modelos de trabalho levou a uma ressignificação das moradias, com espaços que possibilitem a integração e o convívio social, dando maior […]
Nova realidade, novo consumidor: varejo deve se tornar cada vez mais digital
A pandemia acelerou a digitalização do consumidor e, naquele momento, o varejo iniciou uma corrida contra o tempo para se adequar às medidas de uma realidade que surgia quase da noite para o dia. Três anos depois, o canal digital é responsável por uma fatia cada vez maior dos índices de compras, e evolui a […]
Setores de Academias, Economia Criativa e Beleza contrastam com cenário geral da economia e mantém otimismo
Os pequenos negócios dos setores de Academias e Atividades Físicas, Economia Criativa e Beleza são os mais otimistas com a recuperação da economia brasileira em 2023. De acordo com a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e IBGE, estes três segmentos, que estiveram entre os mais duramente atingidos pela pandemia, têm agora boas […]
O empreendedorismo feminino vai salvar o planeta
A escritora Lindsey Jean Schueman apontou as razões principais que podem fazer de nós a solução para a crise climática. Além de sermos as mais impactadas (econômica e fisicamente), somos líderes melhores em tempos incertos, porque pensamos mais no coletivo. Outro ponto citado é a facilidade feminina em criar conexões (network) e buscar soluções inovadoras. […]
WhatsApp no atendimento: como não se tornar refém da ferramenta?
Em terra de smartphone, WhatsApp é rei – pelo menos no Brasil! Não é segredo para ninguém que quando se fala em atendimento, a ferramenta é muito utilizada por empresas. E é inegável que ela tem grande aderência: a Opinion Box estima que o aplicativo está presente em 99% dos celulares no país. Logo, ficar […]
Tributação: não caia em armadilhas
O Brasil arrecadou em 2022 R$ 2,218 Trilhões, considerada a melhor arrecadação desde 1995. O dado foi divulgado pela RFB (Receita Federal do Brasil) no final do mês passado. Levando-se em conta que em 2021 arrecadou-se um total de R$ 1,878 trilhões, a arrecadação total cresceu 18,10%. A RFB declara ainda – e comemora – […]
As novas funções da loja física
Um dos temas mais explorados no Retail Big Show 2023 foi a evolução da loja física. Este não é exatamente um assunto novo, e já havia sido destaque na NRF passada. Neste ano, porém, diversos painéis enfatizaram não apenas a importância das lojas, como também suas novas e ampliadas funções. O que está por […]
Quais as estratégias de precificação no início do ano?
Depois de dois meses seguidos e agitados de vendas – novembro com a Black Friday e dezembro com o Natal –, inicia-se um novo ano e, com ele, a dificuldade de vender em janeiro. Todo comerciante sabe que os dois primeiros meses do ano são difíceis, porque os consumidores gastaram o que podiam e agora […]
Como garantir a privacidade de dados em meio a tantos vazamentos?
Com os recentes vazamentos de dados de usuários do Deezer e Twitter, voltam a tona as discussões sobre a importância das organizações investirem mais intensamente em ações focadas em garantir a privacidade e segurança das informações dos consumidores. Em 2022, segundo relatório da IBM, empresa global de tecnologia e inovação, o custo para recuperação depois […]
Procon orienta consumidores sobre trocas de presentes de Natal
O Código de Defesa do Consumidor garante a troca se houver defeito O tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim, aquele presente recebido não agradou. Com isso, essa segunda-feira (26), torna-se, informalmente, o dia mundial das trocas e as lojas ficam cheias de clientes, desta vez, para trocar o […]
Compras pelo celular e digitalização do pagamento são tendências para o e-commerce na América Latina
Estudo também revela onde estão as oportunidades de crescimento para a área Com uma população majoritariamente jovem ou de hábitos jovens, com um uso cada vez maior do smartphone para compras e outras tarefas diárias, a América Latina teve, tem e terá uma grande expansão do e-commerce. Impulsionado pela pandemia, o e-commerce na região já […]
Comportamentos de consumo que serão tendência em 2023
Com 2022 terminando, está na hora de definir as estratégias e metas de 2023. Mas o que o varejo físico e o e-commerce podem esperar do próximo ano? Segundo pesquisa da Opinion Box e a Dito, os consumidores brasileiros querem experiências personalizadas. O levantamento mostra que 72% dos entrevistados esperam que as empresas saibam reconhecê-los […]
Confira 5 dicas para as vendas de produtos de tecnologia e bens duráveis em 2023
Após alta de 12,2%, em 2021, setor enfrenta desaceleração causada pelo aumento de custos de produção e pela pressão inflacionária Após um crescimento global de 12,2%, em 2021, quando os consumidores equiparam seus lares para o entretenimento, home office e até para fazer refeições, devido ao isolamento causado pela pandemia de covid-19, o setor de […]
5 dicas para potencializar suas vendas de Natal
Com a chegada de dezembro, os comerciantes já se preparam para o período mais agitado do varejo. Segundo estimativa da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito, o Natal de 2022 deve movimentar R$ 66,6 bilhões na economia. De modo a garantir melhores resultados nesta […]
Novas práticas para atender um novo consumidor
O ano de 2022 trouxe diversas lições para os varejistas, que mais do que nunca entenderam que o processo de digitalização é essencial para a continuidade saudável dos negócios. Prova disso é que 94% dos comerciantes possuem pelo menos um canal de vendas digital, segundo o IPT (Índice de Produtividade Tecnológica de Varejo), estudo realizado […]
Conheça o passo a passo para abrir um pequeno negócio
Apesar das recentes conquistas para quem deseja ingressar no empreendedorismo, o ambiente de negócios no Brasil, que engloba o custo e a burocracia envolvida na abertura e gestão de uma empresa, é apontado como um dos mais adversos do mundo. Um relatório do Banco Mundial, de 2019, mostrou que para abrir um negócio o empreendedor […]