Meses atrás, uma conhecida me procurou. Aflita, Laura (para preservar a sua identidade, usaremos nome fictício), 30 anos, sentia o peso de sua escolha. Ao mudar de emprego, buscava novos desafios e maior conhecimento técnico. Depois de oito anos atuando em consultoria, resolveu aceitar convite para ocupar uma posição no departamento jurídico de uma renomada […]
Variedades
Quem é o empreendedor sustentável?
Nestes tempos onde a terra reclama cada vez mais sua parte nos negócios e a sociedade cobra uma postura participativa das empresas na construção de um mundo melhor, um ambiente saudável e uma economia que se perpetue no tempo, é imprescindível que os empreendedores atuais e do futuro pensem em seus negócios além do portão […]
Persistir ou descontinuar? Virando o jogo e impulsionando novos negócios
Prestes a ser descontinuada, uma das empresas de um grupo empresarial é revitalizada, ajusta seus produtos à nova realidade de mercado, estrutura sua inteligência comercial, recupera suas margens de lucro e torna-se a segunda mais importante do seu setor. DESCONTINUAR OU REVITALIZAR? Fomos chamados para atender a uma empresa fabricante de material sanitário que fazia […]
Coelba realiza Operação São João e dá dicas de segurança
Concessionária recomenda, entre outras coisas, não soltar fogos perto da rede elétrica Para garantir a animação e segurança nas Festas Juninas e a diversão de baianos e turistas, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, prepara, a cada ano, uma operação especial durante o período dos festejos. Este ano, desde março, a empresa vem intensificando a […]
O fenômeno do Showrooming
Recentemente, consumidores descobriram que é possível pesquisar e experimentar produtos em uma loja física e comprá-los por um preço mais barato em uma loja online. Esse fenômeno, conhecido como “Showrooming”, vem crescendo bastante, tirando o sono de varejistas em todo o mundo, e sendo debatido com grande intensidade nos últimos anos. Estudos são realizados frequentemente […]
O que as empresas podem aprender com os protestos
Eu não vou me adaptar! A manifestação de ontem me trouxe inúmeras novidades, grandes insights e — por que também não admitir! — grandes esperanças e gostaria de compartilhar algumas de minhas impressões e sacações. Como consultor empresarial de estratégia parte de meu trabalho é ajudar a direção das empresas a entender o que está […]
Concorrência!
Quero compartilhar com você uma mente brilhante de vendas, Jeffrey Gitomer e sua Bíblia de Vendas. A concorrência se parece muito com uma cobra desconhecida. Potencialmente venenosa, ela não é alguém que você queira por perto. É melhor saber tudo sobre as cobras, e também respeitá-las e ainda sempre levar um kit contra picadas em […]
Descubra seu “horário nobre” para o trabalho
Ser mais produtivo é um desafio a ser enfrentado todos os dias. A produtividade de uma pessoa tem muito a ver com a forma de como ela gasta sua energia nos trabalhos e tarefas do dia a dia. É importante você descobrir como funciona o seu ciclo energético, você trabalha melhor de manhã ou durante […]
Como transformar os hábitos de uma comunidade?
Nós do HomeCarbon temos pensado muito (e sempre pensamos) sobre como favorecer a mudança de comportamento ambiental e, mais ainda, como mantê-la. Este ano assumimos um desafio fantástico: atuar em uma comunidade da cidade de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais para, em contato com os moradores, compreendê-los e auxiliá-los a diminuir suas contas […]
Não deixe a Razão cortar as asas da sua Motivação!
Muitas pessoas se motivam por atividades perigosas e até mesmo arriscadas, outras se movem pelo desconhecido, pelo novo ou desafiador. Fatores “aparentemente irracionais” podem ser extremamente motivadores, afinal é inegável que existam pessoas aficcionadas por atividades como essas, vide profissões de risco e esportes radicais. É incrível mas a razão nem sempre prevalece na hora […]
Maioria dos consumidores da internet acha banners “irritantes”
Uma pesquisa divulgada nesta quarta feira (12), realizada pela Adobe, mostra que a maioria das pessoas, em sete países pesquisados, acredita que banners na internet não funcionam enquanto propaganda. Os destaques foram Reino Unido e Austrália, onde 60% e 58% dos consumidores disseram que banners não têm efeito. Os únicos países que tiveram índice de […]
Nova vida nova
Velhas promessas: dieta, parar de fumar, fazer regime, as mesmas coisas de todos os anos! A cada ano novo, fazemos promessas velhas para uma vida nova. Que tal pensarmos em novas promessas, realmente significativas para nossas vidas, a ponto de nos dedicarmos de verdade? Que tal, ao pensar em sua vida profissional, buscar melhorá-la gostando […]
Atender bem para não perder muito
Para aqueles que estão no varejo por pouco tempo e para aqueles que estão há muito tempo, atender clientes, agradá-los e tentar fidelizá-los, é sempre uma meta a seguir. Porém, estes profissionais também sabem que perder clientes é uma ameaça para a qual se deve ter muita atenção. É impressionante (para não dizer espantoso) verificar […]
15 de junho – Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso
Em celebração ao dia 15 de junho – Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realizou, esta semana, audiência pública para discutir a situação dos idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) brasileiros. Senadores e representantes da sociedade concordaram […]
Clichês que prejudicam a venda
Quem nunca foi às compras e se deparou com um vendedor insistente ou, até mesmo, desagradável? Talvez, alguns profissionais não saibam, mas uma frase mal colocada pode afetar diretamente a negociação. Sejam nas vendas corporativas ou no varejo, práticas como a “Empurroterapia”, perguntas como “Não vai levar nada para sua namorada, sua avó, sua tia?” […]
Relacionamento e fidelização do cliente
Os clientes estão cada vez mais exigentes e, para atender não só as necessidades, mas também aos anseios, não basta apenas a empresa estar presente, é preciso que haja uma relação sólida para uma percepção de troca de valores. Assim, a proximidade com os clientes é muito importante para estabelecer vínculos e, principalmente, conhecer os […]
Perfil da empreendedora brasileira
Dirigente Lojista: É possível traçar um perfil da mulher brasileira empreendedora atualmente? Lênia Luz: De acordo com pesquisa recente do Serasa Experian, já citada, o Brasil tem seis milhões de empreendedoras, sendo que o Sudeste e o Sul concentram a maior parte delas. A maioria das empreendedoras é microempresária e tem entre 31 e 50 […]
Consumidor brasileiro valoriza mais a sustentabilidade que o consumismo
Dados da Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar foram divulgados esta semana O Instituto Akatu lançou nesta semana os resultados da Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar, oitava edição da série de publicações sobre Responsabilidade Social Empresarial – Percepção pelo consumidor brasileiro, realizada desde 2000. Apesar do levantamento indicar uma estabilidade […]
Como os clientes decidem comprar
O especialista em vendas Carlos Cruz avalia o comportamento do consumidor e identifica algumas necessidades e motivações que levam ao consumo. A seguir 4 passos que todo vendedor deve observar para atuar no momento da decisão de compra: 1. Ativação da motivação através da necessidade A pessoa reconhece que está precisando de algo, ou deseja […]
Exigir gasto mínimo no cartão é ilegal
O Código de Defesa do Consumidor estabelece uma série de regras para regulamentar pagamentos e afixação de preços no mercado. Uma forma de garantir os direitos do consumidor e elevar a credibilidade do comércio brasileiro. Algumas das infrações mais cometidas pelos lojistas são as imposições de valor mínimo para uso de cartão de débito ou […]