Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou […]
Variedades
Porque não vale a pena economizar dinheiro no cafezinho
Quando estava na faculdade estudei uma matéria de produção industrial que trabalhava muito com a ideia de corte de custos. De forma geral o que os autores diziam é que conseguimos fazer cortes pequenos no nosso orçamento e como temos um grande volume de produção, isso se tornaria uma economia de custos monstruosa no longo prazo. […]
5 motivos para doar o que você não usa
Manter os armários cheios de coisas que nunca serão usadas faz sentido na sua vida? Antes de responder, descubra os benefícios (inclusive à saúde) da doação Além de desentulhar o armário e beneficiar os outros, doar faz um bem danado à própria saúde do doador. Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram: realizar boas ações […]
O consumidor e a sustentabilidade
O que um consumidor comum pode fazer de forma prática para não cair na conversa de fabricantes e distribuidores que nem sempre têm a ética como balizador de suas propagandas e comunicações com os seus clientes? É fato, a maioria das pessoas, ainda acredita que sustentabilidade relaciona-se a apenas a questões ambientais. Um grande engano […]
Empreender pode ajudar a retomar o significado do trabalho
O empreendedorismo é o caminho de muitos que buscam mais sentido na carreira Para quem vai ao trabalho dia após dia e sente que os esforços não fazem sentido, é momento de repensar a carreira. Rogério Chér, sócio da consultoria Empreender Vida e Carreira, afirma que passou por um profundo “déficit de significado” há alguns […]
A mágica do trabalho padronizado
Já imaginou como a vida seria ainda mais complicada se não conseguíssemos executar tantas coisas “no automático”? Dirigir um veículo, por exemplo: você simplesmente entra no carro e, “automaticamente”, já sabe o que fazer. Não precisa pensar muito para guiar até o trabalho. Pois bem, imagine se a cada nova manhã você tivesse que descobrir […]
Código do Consumidor: propaganda sobre crédito barato pode ser proibida
A proibição de propagandas de oferta de crédito com ‘taxa zero’, ou ‘sem custos’, além daquelas que prometem empréstimos sem avaliação financeira do consumidor podem virar realidade ainda este ano. As medidas estão sendo discutidas na Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor do Senado. O relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) […]
Escute os mais novos
O modelo de gestão corporativa está mudando. Cada vez mais, vemos pessoas jovens assumindo cargos de decisão em grandes empresas. Há pouco tempo me perguntava se a nova geração iria se adaptar aos velhos padrões de comando corporativo, porém algumas das empresas de maior destaque em suas respectivas áreas de atuação nos mostram que é […]
Varejistas ainda ignoram dados sobre hábitos dos clientes
Estudo da A.T. Kearney aponta que o varejo ainda não sabe analisar o comportamento de seus clientes; as mais bem sucedidas já estão de olho no big data São Paulo – Quem administra negócios no varejo pode estar dispensando informações valiosas que poderiam colaborar – e muito – na ampliação dos negócios e na satisfação do consumidor. A […]
Concorrente bom, é concorrente morto. Será?
Embora seja fato a disputa por clientes e suas verbas, que tal encarar que uma vez que as pessoas estejam prestando atenção ao seu segmento, todos crescem? Pregar a ideia que há mercado para todos, que cada um tem sua fatia, e todos vivem felizes sem invadir o espaço alheio, ainda é algo pouco visto […]
Vestida para o trabalho
A roupa e acessórios falam muito sobre você, passe uma imagem profissional O sucesso de uma mulher não depende inteiramente de como ela se veste, porém a vestimenta é um fator importante. A roupa deve ser um complemento, e não chamar mais atenção do que você. Para o trabalho, tenha um guarda-roupa coordenado, com peças […]
Muhammad Yunus: “Esqueça o emprego, empreenda”
Durante palestra do Movimento Empreenda, na sede da Editora Globo, o economista falou sobre seu trabalho no Grameen Bank e sobre negócios sociais O professor de economia e Prêmio Nobel da Paz de 2006, o bengalês Muhammad Yunus se considera uma pessoa de muita sorte. “Eu faço o que eu amo. Fiz o que eu […]
Espelho, espelho meu, que líder sou eu?
Ter todas as respostas importa menos do que saber o que perguntar Todo líder passa por altos e baixos na carreira. Muitas vezes ele só para e pensa como as coisas vão indo quando já está dentro de um furacão e nessas condições a busca de uma saída é um pouco mais difícil. Convido você […]
4 razões para sempre conversar com seu cliente
Quando pensamos em “clientes” a primeira coisa que vem à cabeça costuma ser “venda”. Porém, para fechar a venda, precisamos entender muito bem como o serviço/produto será útil para o cliente. Portanto, além de tentar vender, precisamos nos acostumar a conversar com eles e entender cada vez mais suas demandas, o que consequentemente, nos ajuda a […]
Vender produtos aos clientes? Sim, mas primeiro os funcionários precisam comprá-los!
Mudar de atitudes é o princípio do desenvolvimento, é também uma das maiores dificuldades com que o ser humano defronta. Criatividade, inovação e conhecimento. Mais do que simples conceitos, são meios necessários adotados pelas empresas para sobreviverem no mercado altamente competitivo. Apresentam-se pontos interessantes como vantagem competitiva, demonstrando que a criatividade e inovação aliada ao […]
Até que a mentira nos separe
A infidelidade financeira atrapalha o planejamento do casal e pode colocar em risco a estabilidade econômica e o casamento São Paulo – Nem só o romantismo marca o início de um casamento. Logo que um casal resolve juntar as escovas de dentes, é preciso estabelecer algumas regras para gerir as receitas e as despesas da […]
No futuro todos os negócios serão sociais
Quando as empresas percebem o que de fato elas fazem, veem que os propósitos são em prol da comunidade Por Marcos Hashimoto* Existe um movimento que talvez poucas pessoas estejam percebendo, mas já reflete uma tendência: o crescimento dos chamados negócios sociais. São negócios como quaisquer outros, com fins lucrativos, produtos e serviços, um […]
Caixa passa cervejarias entre maiores anunciantes do país
Caixa Econômica deixou Ambev e Petrópolis para trás, conquistando a terceira posição; confira os 25 maiores anunciantes do Braisl, segundo o Inter-Meios Latinha da Cerveja Brahma: Ambev foi pela primeira vez superada pela Caixa Econômica Federal São Paulo – A Casas Bahia foi a maior anunciante do país em 2012, investindo R$ 1,324 bilhão em propaganda […]
Do talento ao desempenho
Você tem ideia do que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% do seu tempo, todos os dias no trabalho, usando suas melhores habilidades e engajados em suas tarefas preferidas, basicamente fazendo o que querem e têm capacidade de fazer bem? Levantamentos mostram que, num dia típico de trabalho, apenas 17% das pessoas […]
Você é um “líder integral”?
Nas esferas corporativas onde as mudanças imprimem um ritmo exponencial em atendimento a demandas cada vez mais complexas e a relações interpessoais mais desafiadoras, paira uma grande incerteza na convenção do diferencial de sucesso nas organizações: qual o perfil do líder ideal para engajar as pessoas nessa nova configuração? No propósito da liderança integral, o […]